Como Surfar / O Guia Completo do Surfe para Iniciantes

Surfistas iniciantes com pranchas de surfe caminhando para a praia para aprender a surfar

Aprender a surfar pode ser uma das decisões mais empolgantes e que mudam a vida do senhor, mas também pode ser um processo longo, lento e frustrante. Além de ter de aprender a se equilibrar em uma prancha e manobrá-la, o senhor também precisa adquirir conhecimento do oceano, desenvolver boas habilidades de leitura de ondas e ter um timing perfeito. E devido às condições de surfe em constante mudança, o senhor não tem um fórum consistente para praticar de um dia para o outro.

Apesar de todos os desafios, o surfe é uma atividade extremamente gratificante, principalmente para aqueles que se esforçam, dedicam tempo e desenvolvem proficiência. Há poucas coisas na vida que são mais agradáveis do que surfar na linha em uma onda limpa e verde (exceto, talvez, passar por um barril cuspido, mas isso ainda está longe, então vamos nos concentrar nos passos de bebê), e a primeira vez que o senhor fizer isso será uma experiência da qual sempre se lembrará.

Surfista fazendo o sinal de shaka no oceano ao pôr do sol
foto de Steven Wilcox

A melhor maneira de aprender a surfar é começar com alguns fundamentos básicos (é altamente recomendável ter aulas com um instrutor experiente) e depois praticar o máximo possível. Dito isso, existem muitas coisas que são importantes para os surfistas iniciantes saberem quando se trata de navegar no oceano, na formação e respeitar os outros surfistas.

Este guia o ajudará a se familiarizar com os muitos elementos do aprendizado do surfe para que o senhor possa ser o melhor tipo de surfista iniciante (aquele que tem boa etiqueta no surfe e evita irritar outros surfistas… mais sobre isso depois). Ser um surfista iniciante com conhecimento e respeito não só o ajudará a evitar confrontos desagradáveis, mas também se divertirá mais ao longo do caminho e progredirá mais rapidamente.

Aqui está o resumo das principais coisas que o senhor precisa saber ao aprender a surfar!

TL;DR: Aprender a surfar é um desafio, mas o senhor ainda pode se divertir muito ao longo do caminho! Quer aprender a surfar mais rápido? Vá de férias para um acampamento de surfe. Os acampamentos de surfe são a melhor maneira de os iniciantes progredirem no surfe porque o senhor terá aulas diárias de surfe e orientação de treinadores de surfe em cada etapa do caminho. Confira Os melhores acampamentos de surfe >>

Como ser um bom surfista iniciante

(Também conhecido como Don’t Be a Kook)

surfista iniciante aprendendo a surfarsurfista iniciante aprendendo a surfar
foto por Lucija Rosane

Como a maioria das atividades, o surfe é difícil de aprender, portanto, no início, o senhor precisa se resignar a ser um pouco maluco. Caso o senhor não saiba o que é um kook, é uma gíria para um surfista iniciante, mas também pode ser um termo pejorativo para alguém sem noção e rude na água.

Embora não haja problema em ser o primeiro tipo de kook (todos nós já fomos iniciantes em algum momento), o senhor não quer ser o segundo tipo – uma pessoa que atrapalha, estraga as ondas dos outros, coloca-se em perigo e comete muitas falhas – independentemente de serem intencionais ou não. Siga estas dicas de surfe para ser um bom surfista iniciante:

1 – Escolha ondas apropriadas para aprender e surfar.

Todos nós queremos surfar as melhores ondas nos melhores pontos, mas quando o senhor está aprendendo, há certos lineups que simplesmente estão além do seu nível de habilidade. Nessas ondas, é provável que o senhor se atrapalhe e possivelmente se machuque, e também é muito menos provável que pegue ondas e pratique a recuperação.

Pergunte a surfistas experientes quais ondas o senhor deveria surfar como iniciante e mantenha-se nessas ondas até que tenha desenvolvido um nível sólido de proficiência. E, à medida que progredir em sua jornada de surfe, faça disso uma prática contínua, remando apenas para locais que estejam dentro de sua zona de ação.

O senhor descobrirá que pegará muito mais ondas quando estiver surfando em locais que correspondam ao seu nível de habilidade e também evitará irritar as pessoas ao bagunçar as ondas delas.

2 – Não se sente no meio do grupo.

Quando começar a surfar pela primeira vez, o senhor provavelmente ficará tentado a remar para onde todos os outros estão sentados esperando pelas ondas. Afinal de contas, deve ser lá que estão as melhores ondas, certo? O problema é que o senhor ainda não tem as habilidades ou o conhecimento do oceano para competir com o grupo ou ficar fora do caminho das pessoas.

Isso significa que é improvável que o senhor pegue muitas ondas e é muito provável que atrapalhe o passeio de alguém (ou pior, atinja alguém com sua prancha). Fique do lado de dentro quando estiver aprendendo, pegando águas brancas em zonas onde o senhor não interferirá nas ondas de outras pessoas.

Quando começar a melhorar e passar para o lineup principal, passe algum tempo no ombro, esperando por restos. Normalmente, as ondas são mais fáceis de pegar no ombro e é menos provável que o senhor atrapalhe as outras pessoas. Dito isso, quando o senhor estiver surfando no ombro, é importante que não queime ninguém! O que nos leva à dica número três…

3 – Não caia na água.

etiqueta no surfe - surfista se aproximando de outro surfistaetiqueta no surfe - um surfista que se aproxima de outro surfista
O senhor não deve se aproximar.

Passar por cima de outro surfista é um pecado capital do surfe e deve ser evitado a todo custo. Simplesmente não faça isso. Dropping in é quando um surfista rema para dentro de uma onda que já está sendo surfada (ou seja, um surfista com prioridade está pegando uma onda e outro surfista mais à frente na fila pega a mesma onda na frente do surfista prioritário, acabando por atrapalhar o surfista prioritário e arruinar sua onda).

Na maioria das filas de surfe em todo o mundo, há um sistema de prioridade baseado em quem está esperando há mais tempo e/ou quem está sentado mais longe. O senhor saberá de quem é a vez de pegar uma onda porque ele será o mais profundo (e, portanto, capaz de se levantar antes de qualquer outra pessoa).

Quando alguém está de pé e pegando uma onda, é uma péssima etiqueta decolar na frente dele (sem falar que é muito perigoso). Quando estiver sentado no ombro pegando ondas, sempre olhe por cima do ombro para ver se alguém já está descendo a linha em sua direção. Se estiver, não vá!

No início, é um pouco frustrante ver todo mundo surfando mais fundo e pegando todas as ondas, enquanto o senhor espera pelas sobras, mas, quando começar a melhorar e conseguir competir e pegar ondas de forma consistente, poderá sentar-se mais fundo e pegar mais ondas também! (Entraremos em mais detalhes sobre o drop in abaixo em Etiqueta no surfe.)

4 – Não remar para trás.

Depois que o senhor tiver um nível básico de competência e estiver pronto para se juntar ao grupo e sentar-se no fundo, é importante não remar para trás das pessoas. Remar para trás significa passar por elas para se sentar mais fundo, de modo que o senhor possa pegar a próxima onda, mesmo que não seja a sua vez.

Infelizmente, muitas pessoas fazem isso – inclusive surfistas competentes e até mesmo experientes – porque são gananciosas e não respeitam as outras pessoas na fila. Mas só porque estão fazendo isso não significa que seja certo. Em dias lotados, pode ser um pouco confuso e difícil saber de quem é a vez, e é provável que as pessoas passem umas pelas outras e roubem a prioridade, mas na maioria dos dias você sabe quem está esperando há mais tempo, e não é uma boa forma de dar ré e pegar a próxima onda.

5 – Fique fora do caminho enquanto estiver remando.

Essa é uma dica complicada, especialmente para iniciantes que estão tentando surfar ondas lotadas ou pesadas (o que, se o senhor seguir as dicas um e dois, não deve ser um problema!) A pessoa que está surfando a onda sempre tem o direito de passagem e é responsabilidade da pessoa que está remando sair do seu caminho.

Normalmente, é possível fazer isso remando no canal ou no ombro, mas haverá ocasiões em que o senhor descobrirá que está no lugar errado na hora errada e terá de tomar uma decisão entre atrapalhar alguém ou remar atrás dele e ser esmagado pela onda. Quando isso acontecer, sempre reme atrás da pessoa e leve a surra!

Embora ser rolado pela água branca ou cortado pelo lip não seja divertido para ninguém, é muito melhor do que estragar a onda de alguém e o senhor ganhará algum respeito do resto do lineup.

Principais erros de surfistas iniciantes

(e como evitá-los)

surfista iniciante que se apaga ao aprender a surfarsurfista iniciante que se perde ao aprender a surfar
foto por John Oswald

Há uma série de erros comuns e desnecessários que os surfistas iniciantes cometem e que retardam seu progresso e, muitas vezes, levam à frustração em vez de diversão. A melhor maneira de melhorar é aprender com os erros de outras pessoas em vez de cometê-los você mesmo, portanto, preste muita atenção a esta lista e tente evitar cair nessas armadilhas comuns.

1 – Escolher a prancha de surfe errada.

Um dos erros mais comuns dos surfistas iniciantes é usar a prancha de surfe errada para sua habilidade. Muitos surfistas iniciantes tentam surfar em pranchas que são projetadas para surfistas mais avançados. Em termos mais simples, quanto mais curta e menor a prancha, mais difícil é pegar ondas e surfar, e quanto mais longa e maior a prancha, mais fácil é pegar ondas e surfar.

O grande erro é quando os surfistas iniciantes tentam surfar em pranchas pequenas demais para seu nível de surfe, o que resulta em mais dificuldade para remar, pegar ondas e se equilibrar… o que resulta em pegar menos ondas (se houver), ficar frustrado e progredir muito mais lentamente.

Porque, no final das contas, quanto mais ondas o senhor surfar, mais rápido progredirá, e quanto menos ondas surfar, mais lenta e dolorosa será a sua progressão. O surfe já é desafiador o suficiente – não o torne mais difícil escolhendo a prancha errada!

Os surfistas iniciantes geralmente não sabem a diferença entre os vários tipos diferentes de pranchas de surfe disponíveis, o que não é uma surpresa, pois há muitas opções em sua loja de surfe local e elas podem ser bastante confusas! Tente evitar cair na pressão dos colegas e comprar as pranchas que todos os outros estão usando. Afinal, a maioria das pessoas que você vê surfando é muito mais experiente do que você, portanto, as pranchas que funcionam para elas podem não ser adequadas para você!

soft top longboard prancha de surfe perfeita para surfistas iniciantes que estão aprendendo a surfarprancha de surfe soft top longboard que é perfeita para surfistas iniciantes que estão aprendendo a surfar
Esta Longboard soft-top de 9 pés é uma ótima prancha de surfe para iniciantes.

De modo geral, a melhor prancha de surfe para iniciantes é estável, rema bem e pega muitas ondas – o que basicamente desqualifica as pranchas curtas de alto desempenho, que é o que muitas pessoas surfam. Em vez disso, procure uma longboard ou um funboardambos com muito volume, o que os torna estáveis e bons remadores.

O senhor pode até optar por um prancha de surfe soft top quando estiver começando, pois essas pranchas são mais baratas, mais seguras e menos propensas a se danificar (ou danificar outras pessoas), mas ainda fornecem a plataforma estável de que o senhor precisa para aprender.

Quando estiver pegando muitas ondas (ondas abertas, não em águas brancas) e descendo a linha com proficiência, você poderá considerar a possibilidade de passar para uma prancha mais curta que ainda tenha muito volume, como uma de comprimento médio ou prancha de surfe fish. Então, quando o senhor chegar ao ponto em que a prancha é o fator limitante do seu desempenho (e não a sua habilidade), finalmente é hora de passar para uma prancha de alto desempenho. prancha curta.

É claro que, se o senhor descobrir que realmente gosta de fazer o trim, talvez decida ficar com os longboards durante toda a sua carreira de surfista! Apesar do que o senhor vê na mídia, não há nada de errado em usar longboards. A única coisa importante é ter uma prancha que seja divertida para o senhor.

2 – Abuso de pranchas de surfe.

As pranchas de surfe são ferramentas frágeis, portanto, o senhor deve cuidar bem delas. Esteja atento ao seu entorno ao transportar e carregar sua prancha de surfe para evitar bater na prancha e obter amassados. Fique atento aos amassados e sempre os conserte imediatamente. Qualquer buraco no vidro da prancha permite que a água entre na espuma, o que é bastante prejudicial e exige muito esforço para ser consertado.

Se possível, lave a prancha com água doce depois de surfar, pois há criaturas microscópicas na água salgada que podem degradar o vidro da prancha e reduzir sua vida útil.

Tente evitar deixar a prancha ao sol e também não deixe-a dentro do carro em um dia quente, pois o vidro pode delaminar e a cera quase certamente derreterá. Por falar nisso, tente evitar deitar a prancha no deck quando estiver na praia, pois tirar a areia da cera é um pesadelo.

3 – Não usar proteção solar suficiente.

Essa deveria ser óbvia, mas o senhor ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que cometem o erro de não usar proteção solar suficiente e ficam completamente fritas. Por melhor que seja o seu bronzeado, o senhor ainda pode se queimar – especialmente quando começa a pegar ondas e a se empolgar, e decide ficar fora o dia todo.

Use protetor solar adequado e considere a possibilidade de cobrir as costas com uma camiseta ou protetor de pele. Conforme mencionado acima, o senhor também deve proteger sua prancha do sol (e de outros elementos) quando ela não estiver sendo usada, o que significa guardá-la em casa, longe das janelas.

4 – Remar no lugar errado.

Praticamente todo mundo faz isso em algum momento quando está aprendendo, e leva um tempo para descobrir os alinhamentos e onde estão as melhores zonas para remar. Mas, ao dedicar alguns minutos para estudar o alinhamento e ver onde as outras pessoas estão remando, o senhor pode começar a descobrir como o oceano funciona e onde deseja remar.

Lembre-se de que toda água que vem em direção à costa na forma de onda tem de voltar para o mar em algum lugar – e esse lugar geralmente está no canal ou na parte inferior do ponto. Se o senhor tentar remar na arrebentação (onde a água está voltando para fora), chegará ao alinhamento muito mais rapidamente. Por outro lado, se o senhor tentar remar no meio do lineup, é provável que pegue várias ondas na cabeça e atrapalhe as pessoas.

Infelizmente, nem sempre é tão simples quanto remar no ombro. Por exemplo, os point breaks normalmente têm uma corrente forte empurrando a linha para baixo, o que significa que, se o senhor remar para fora na parte inferior da onda, conseguirá passar pelo lineup, mas provavelmente terá dificuldade para remar contra a corrente até o topo da onda. Esse é outro motivo pelo qual é importante surfar somente ondas que estejam dentro do seu nível de habilidade (ondas para iniciantes geralmente têm remadas mais fáceis e menos correnteza).

5 – Desistir cedo demais.

Não importa o quanto esteja animado ou o quanto seja bom em outros esportes, o surfe será um grande desafio no início. O mais importante é não desistir. A maneira mais rápida de aprender é ir o mais frequentemente possível e, quando começar a pegar ondas, cada pequeno progresso fará com que o senhor se apaixone novamente pelo surfe. Basta passar pelos primeiros dias e não desistir!

Quer aprender a surfar mais rápido? Vá de férias para um acampamento de surfe! Os acampamentos de surfe são a melhor maneira de os surfistas iniciantes progredirem seriamente, porque o senhor terá aulas diárias de surfe e orientação de instrutores de surfe em cada etapa do caminho. Confira Os melhores acampamentos de surfe >>

Melhores pranchas de surfe para iniciantes

pranchas de surfe longboard com ônibus da vw na praiapranchas de surfe longboard com ônibus da vw na praia
Obtenha uma prancha de surfe longa e estável com bastante volume (como a estes longboards na foto acima).

Como discutimos anteriormente, muitos surfistas iniciantes sentem a pressão dos colegas (e/ou acham legal) para surfar em pranchas curtas modernas e de alto desempenho. Eles veem essas pranchas na mídia de surfe, nos lineups e nos quivers dos amigos, e acham que precisam usar shortboards também. Mas quando o senhor está começando, uma prancha curta é a última coisa de que precisa.

É claro que é possível aprender em uma prancha curta, mas devido ao volume reduzido e à falta de potência da raquete, o senhor pegará muito menos ondas se fizer isso. Por outro lado, uma prancha com mais volume (como uma longboard, funboard ou uma versão soft top de qualquer uma delas) maximizará sua contagem de ondas, o que significa mais oportunidades de aprendizado.

Durante o primeiro ano, aprender a surfar é 80% de posicionamento, conhecimento do oceano e remada, e apenas cerca de 20% de pilotagem da prancha. Depois que o senhor tiver uma boa compreensão de como o oceano funciona e dominar a remada, a decolagem e a descida da linha, é hora de começar a se concentrar no seu desempenho real em uma prancha de surfe.

É nesse momento que o senhor decide se quer praticar longboard, shortboard ou (dependendo das condições) ambos. Nesse ponto, o senhor vai querer começar a expandir seu quiver para incluir pranchas com características específicas de desempenho, como shortboards de alto desempenho. Mas, no primeiro ano, opte por algo que seja grande, de alto volume e que não ofereça problemas. Confira as melhores pranchas de surfe para iniciantes.

Melhores pranchas de surfe para iniciantes >>

Equipamento de surfe

equipamento de surfe - leash, cera, protetor solar, roupa de mergulhoequipamento de surfe - leash, cera, protetor solar, roupa de mergulho

Além de uma prancha de surfe, o senhor precisará de vários outros equipamentos de surfe para aproveitar ao máximo seu tempo na água. Considere adquirir os seguintes equipamentos (os três primeiros devem ser considerados obrigatórios):

Leash

leash para prancha de surfeleash de prancha de surfe

O leash será seu melhor amigo, especialmente no primeiro ano em que o senhor estiver aprendendo a surfar. Ele não só evitará que você tenha de nadar atrás de sua prancha toda vez que derrapar ou não conseguir passar por baixo de uma onda, mas também evitará que você coloque outras pessoas em perigo com sua prancha solta balançando na água branca.

Não se deixe levar pelos leashes finos e modernos – quando estiver aprendendo, o arrasto causado pelo leash é a menor das suas preocupações. Se estiver começando com um longboard, adquira um leash robusto de 3 metros (tanto pode ser para o tornozelo quanto para a canela). Se estiver em uma prancha curta ou funboard, compre um leash de 2,5 ou 3 metros com espessura pelo menos regular, se não for um leash para ondas grandes (que tende a ser mais grosso e mais forte).

Cera

cera para pranchas de surfecera para prancha de surfe

Espero que o senhor já saiba a diferença entre surf wax e ski wax, mas, se não souber, aqui vai a coisa mais importante: a surf wax é aplicada no deck da prancha, não no fundo! A cera vem em uma variedade de fórmulas (tropical, quente, fria, gelada e muito gelada) que correspondem à temperatura da água que o senhor pretende surfar.

Quanto mais quente for a fórmula, mais dura será a cera (porque a cera macia tende a derreter na água quente), enquanto a cera para água fria tende a ser mais macia (porque a cera dura fica escorregadia na água fria). É uma boa ideia colocar uma camada de base de cera dura na prancha primeiro (o senhor pode comprar uma camada de base ou simplesmente comprar uma barra de cera tropical, que é basicamente a mesma coisa) e, em seguida, aplicar uma camada de cera de temperatura adequada antes de cada sessão de surfe.

Certifique-se de não deixar a prancha ao sol, especialmente no deck, ou a cera derreterá e fará uma bagunça. Da mesma forma, não coloque a prancha com o deck para baixo na praia, ou o senhor terá um trabalho de cera cheio de areia. Talvez o senhor também queira comprar um pente de cera para desbastar a cera antes das sessões, especialmente se surfar em água fria.

Protetor solar

protetor solar para surfeprotetor solar para surfe

Nunca é demais enfatizar a importância da proteção solar adequada. Além de receber os raios solares de cima, a luz do sol também se reflete na água e chega até você por baixo. A queimadura solar é uma ótima maneira de arruinar uma sessão, e o câncer de pele não é motivo de piada. Invista em um bom protetor solar de base (FPS 50) para o corpo e o rosto e, em seguida, compre um protetor solar específico para o rosto para aplicar sobre o protetor solar de base. Aplique 15 minutos antes de entrar na água e reaplique sempre que parar para beber água ou comer.

Roupa de mergulho

roupas de mergulho masculinas e femininas para surfe roupas de mergulho masculinas e femininas para surfe

Se estiver surfando em águas frias ou geladas, uma roupa de mergulho é absolutamente essencial – e essa é uma área em que o senhor não quer escolher a opção mais barata, mesmo que seja um iniciante. Compre uma prancha usada, um leash usado, qualquer coisa usada, mas quando se trata da roupa de mergulho, compre algo de qualidade. Quanto mais quente estiver, mais o senhor aproveitará seu tempo na água e mais surfará, o que significa aprender e melhorar mais rapidamente.

Melhores roupas de mergulho masculinas >>
Melhores roupas de mergulho para mulheres >>

Protetor contra erupções (opcional)

protetor de pele para surfeprotetor de pele para surfe

Os protetores contra erupções cutâneas não são totalmente necessários, pois as camisetas podem fazer o mesmo trabalho, mas as camisetas tendem a ser um pouco largas e abrasivas e, muitas vezes, deixam passar alguns raios UV. Embora alguns protetores de pele ofereçam apenas proteção UV parcial, a maioria bloqueia totalmente os raios solares, o que os torna uma ótima maneira de evitar queimaduras solares nas costas.

Almofada de convés (opcional)

As almofadas de deck não são realmente úteis para longboards ou funboards, mas são ótimas em shortboards de alto desempenho, portanto, quando estiver pronto para passar para pranchas mais agressivas, considere adicionar uma almofada de deck na rabeta.

Onde surfar

praia de areia larga com ondas pequenas para aprender a surfarpraia de areia larga com ondas pequenas para aprender a surfar

Escolher o lugar certo para surfar é uma das decisões mais importantes que um surfista iniciante tomará. O senhor provavelmente se sentirá tentado a surfar nos locais mais concorridos – afinal, se todo mundo está lá, deve ser bom! Mas bom para todo mundo não é necessariamente bom para o senhor.

As melhores ondas para iniciantes são suaves, lentas e têm um canal bem definido. Essas ondas não são ótimas para o surfe avançado e, por isso, muitas vezes são ignoradas pelos surfistas intermediários e experientes, mas são ótimas para aprender o básico porque são tolerantes e fáceis de usar.

Procure ondas suaves e ondulantes na altura do joelho até o peito e peça conselhos se não souber como são as boas ondas para iniciantes. Embora os moradores locais geralmente mantenham em segredo os melhores pontos de surfe, eles normalmente ficarão felizes em indicar os pontos para iniciantes, portanto, não tenha medo de perguntar. As lojas de surfe também são um ótimo lugar para obter esse tipo de informação.

surfista iniciante aprendendo a surfarsurfista iniciante aprendendo a surfar
Ao aprender a surfar, ondas pequenas e suaves e condições limpas são seus melhores amigos.

Já mencionamos várias vezes a importância de aprender a ler o oceano e as ondas. É provável que essa seja a parte mais difícil de aprender a surfar, e o senhor simplesmente terá de investir tempo antes de começar a entender como funcionam os lineups e onde e quando as ondas vão quebrar.

As ondas para iniciantes quebrarão mais lentamente, o que significa uma zona de decolagem maior, enquanto as ondas mais avançadas quebrarão abruptamente e terão pontos de decolagem muito condensados. Fique com ondas fáceis no início e avance lentamente para ondas mais avançadas à medida que suas habilidades aumentarem.

Também é importante conhecer seus limites quando se trata do oceano. Embora algumas praias tenham salva-vidas cuidando de você, em muitos lugares você está por conta própria. Sempre verifique o relatório de surfe e a previsão antes de remar para saber se a ondulação está caindo, mantendo-se estável ou aumentando. A última coisa que o senhor quer fazer é remar esperando ondas da altura da cintura e depois ver o swell triplicar de tamanho em 30 minutos, colocando-o fora da sua zona de conforto.

Lembre-se, o oceano é enorme, poderoso e impiedoso. Conheça seus limites e, em caso de dúvida, não reme.

Etiqueta no surfe

sinal de travessia de surfistasinal de travessia de surfista

Não há árbitros no surfe para garantir que o senhor siga as regras. Em vez disso, há regras não escritas e moradores locais mal-humorados que podem querer brigar com o senhor se as violar. É por isso que é melhor entender a etiqueta do surfe antes de sair para remar pela primeira vez, em vez de tentar descobrir isso na hora. Já discutimos algumas regras de etiqueta no surfe anteriormente, na seção “Como ser um bom surfista iniciante”, mas essas regras merecem ser repetidas.

Nunca faça drop-in

etiqueta de surfe ruim - dois surfistas se aproximando de outro surfistamá etiqueta no surfe - dois surfistas se aproximando de outro surfista
A menos que esses caras sejam todos bons amigos, o Sr. Surfista Prioritário está extremamente irritado neste momento / foto por Jeremy Bishop

Em primeiro lugar, o surfista que está esperando há mais tempo e/ou que está mais fundo na onda (mais próximo do pico e capaz de se levantar primeiro) normalmente tem prioridade. Se vir alguém mais profundo do que você pegando uma onda (ou já a pegando), ele tem prioridade, portanto, você deve não decolar na frente deles. Isso é chamado de queima, serpenteandoou entrandoe isso nunca é uma boa forma. Evite fazer isso a todo custo.

Como o senhor pode ver na foto acima, os dois surfistas que entraram nessa onda estão completamente no caminho do surfista com prioridade, impedindo-o de progredir na linha e surfar a onda como ele quer. A entrada não só estraga a onda do surfista prioritário, mas também pode ser perigosa.

Sempre olhe por cima do ombro em direção ao pico (onde a onda está quebrando) antes de remar para uma onda para ver se já há outro surfista na onda. Estar ciente do que está ao seu redor e olhar para a linha de frente é absolutamente obrigatório para evitar colisões perigosas, evitar estragar as ondas de outros surfistas e, de modo geral, irritar as pessoas.

Se o senhor decolar em uma onda e perceber que acidentalmente caiu em cima de alguém, saia da onda o mais rápido possível. A melhor maneira de fazer isso é dar um chute, que significa passar por cima do ombro e sair da parte de trás da onda.

* Uma exceção a isso é quando os amigos decolam de propósito na mesma onda e a surfam ao mesmo tempo. Isso é chamado de “onda de festa”. Quando estiver aprendendo a surfar, o senhor não conseguirá manobrar muito bem, portanto, evite ondas de festa até um pouco mais tarde em sua jornada de surfe!

Fique fora do caminho

Se o senhor vir alguém surfando ou remando para uma onda, é sua responsabilidade sair do caminho. À medida que se sentir mais confortável na água, o senhor começará a entender melhor as ondas e será capaz de prever onde a onda (e o surfista) passará por você. Isso permitirá que o senhor decida se deve remar em direção ao ombro da onda ou se precisa remar mais fundo do que o surfista que está surfando e pegar a onda na cabeça para sair do caminho dele.

Quando o senhor está aprendendo pela primeira vez, a melhor política é sempre remar pelo canal, em vez de tentar passar por ondas quebrando, que provavelmente terão surfistas nelas.

Comunique-se

A comunicação com os outros surfistas na fila é uma ótima maneira de garantir que o senhor não atrapalhe ninguém. Em caso de dúvida, pergunte a alguém se ele está indo (em vez de simplesmente presumir que não está e depois queimá-lo acidentalmente). Se o senhor acidentalmente cair em cima de alguém ou atrapalhar o caminho dessa pessoa, reme até ela (quando ambos estiverem em uma parte segura da fila) e peça desculpas.

Se a pessoa for agressiva com o senhor (o que pode acontecer – alguns surfistas são conhecidos por serem totalmente imbecis), simplesmente peça desculpas novamente e depois reme para longe. Se estiver recebendo gritos de um iniciante, provavelmente deve presumir que fez algo errado, portanto, não fique na defensiva e nem seja agressivo. O surfe deve ser a nossa fuga da raiva e da violência, portanto, tente não alimentar isso na água. Se a outra parte ficar agressiva, isso é problema dela. Apenas peça desculpas gentilmente, afaste-se da pessoa e não a atrapalhe.

Não fique atrás do barco

Falamos brevemente sobre o back-paddling anteriormente, embora não seja algo que será uma consideração importante até que o senhor seja um surfista bom o suficiente para se sentar no grupo principal e competir pelas ondas. Embora as pessoas se movimentem no lineup o tempo todo e, muitas vezes, disputem posição, geralmente é considerado uma má forma passar por alguém e depois sentar-se diretamente sobre ele (indicando que o senhor acredita ter prioridade).

Embora cada situação seja diferente, de modo geral, a pessoa que está esperando há mais tempo é a pessoa com prioridade e, portanto, muitas vezes será a pessoa que está mais longe e mais fundo. Passar por ela (remar para trás) é ganância e falta de educação.

Como surfar

homem aprendendo a surfar em uma prancha de surfe para inicianteshomem aprendendo a surfar em uma prancha de surfe para iniciantes
foto de Surfe na Baía de Croyde

1 – Obtenha o equipamento adequado

Encontre um bom prancha de surfe para iniciantes com muito volume, o que facilita a remada e o equilíbrio.

2 – Escolha o local certo para o surfe

É altamente recomendável que o senhor faça algumas aulas de surfe para construir uma boa base para continuar a aprender e melhorar por conta própria. Se estiver tendo aulas, o instrutor o levará aos melhores pontos de surfe para iniciantes. Se estiver se aventurando por conta própria, pergunte à equipe da loja de surfe local qual é a melhor onda para iniciantes – de preferência uma onda suave e gentil com um canal bem definido.

3 – Pratique em terra firme

Mesmo que pareça meio bobo, passe alguns minutos praticando a subida na prancha na praia antes de sair remando. Se tiver vergonha de praticar em público, o senhor pode praticar em casa e fingir que seu tapete de ioga é sua prancha.

4 – Como remar

Os iniciantes tendem a ser rígidos e ineficientes quando remam. Tente soltar os ombros, os cotovelos e os pulsos e não se preocupe em remar com as mãos fechadas. Arqueie um pouco a parte inferior das costas para ajudar a redistribuir o peso de volta na prancha, pois isso permitirá que o senhor se incline mais para a frente sem fazer “pearling” (afundar o nariz).

Quanto mais para a frente o senhor puder se deitar na prancha, mais rápido remará. Por fim, mesmo que pareça estranho quando o senhor estiver aprendendo, reme com um braço de cada vez, nunca com os dois braços juntos. Remar com dois braços é ineficiente e é um mau hábito.

5 – Como atravessar as ondas

O ideal é que o senhor esteja no canal quando remar e não tenha que pegar ondas na cabeça. Eventualmente, porém, o senhor acabará se deparando com uma parede de água branca e terá de encontrar uma maneira de atravessá-la.

Antes de mais nada, certifique-se sempre de que sua prancha esteja perpendicular à onda que está quebrando, e não paralela a ela. O senhor deve ficar de frente para a onda, com o bico da prancha empurrando diretamente a água branca ou o lip. Se a onda for pequena, o senhor poderá empurrar a prancha com as mãos para cima, de modo que seu peito se eleve do convés e a prancha passe por cima da onda.

Se a onda ou a água branca tiver mais de um ou dois pés de altura, o senhor precisará mergulhar ou virar uma tartaruga. Duck diving é quando o senhor empurra o bico para baixo debaixo d’água com as mãos e, em seguida, empurra a rabeta para baixo com o pé, de modo que possa mergulhar sob a onda sem perder a prancha ou diminuir a velocidade da remada.

O duck diving requer muita prática e só funciona em pranchas curtas. Se estiver em um longboard ou funboard, a melhor opção é o turtle, que envolve remar em linha reta em direção à onda que está quebrando (prancha perpendicular à onda, como sempre) e, em seguida, virar no último minuto para que a prancha fique de cabeça para baixo e o senhor fique embaixo dela na água. Segure-se firmemente nos trilhos, deixe a onda passar por cima de você, depois role de volta, suba na prancha e continue remando.

6 – Como pegar uma onda

Quando chegar a hora de pegar uma onda, vire a prancha em direção à costa, olhe por cima do ombro interno em direção à ondulação da onda e reme, programando sua entrada na onda de modo que ela esteja prestes a quebrar quando o senhor remar. Continue remando até sentir a prancha levantar da face da onda e começar a acelerar e, em seguida, subir. Isso é bastante difícil de aprender e requer muita prática.

7 – Como fazer pop-up em uma prancha de surfe

Depois de pegar a onda e sentir que a prancha está acelerando, faça um pop-up empurrando para baixo o deck da prancha com as duas mãos e saltando para os pés em um movimento suave. Isso também exigirá muita prática, mas o importante é praticar o que é certo e não desenvolver hábitos ruins.

Não adquira o hábito de rastejar até a posição de surfe com um pé de cada vez, pois esse não é um bom hábito a ser formado desde cedo. Comprometa-se a aprender o pop-up padrão e tente ficar de pé de forma rápida e suave. Se o senhor observar os profissionais, alguns podem aterrissar com os dois pés ao mesmo tempo, enquanto muitos outros colocam o pé de trás microssegundos antes do pé da frente. Além disso, o senhor deve sempre se levantar com os pés perpendiculares à longarina da prancha de surfe, com o pé dianteiro geralmente ligeiramente inclinado para a frente em um ângulo de aproximadamente 45 graus, de modo que uma perna fique para trás e a outra para a frente. Há várias técnicas diferentes de pop-up que o senhor pode tentar, dependendo de sua habilidade e condicionamento físico. Assista a alguns vídeos no YouTube para referência.

8 – Como surfar em uma onda

Depois de subir e ter uma postura firme na prancha, o senhor está surfando! Nas primeiras sessões, o senhor provavelmente só fará isso em águas brancas e provavelmente só surfará em direção à costa. Quando se tornar proficiente em pegar ondas de face verde antes que elas quebrem e em subir com eficiência, o senhor poderá começar a virar em direção ao ombro e descer a linha.

Isso tornará seu passeio muito mais longo e divertido! Mantenha uma postura relaxada, com os joelhos e os quadris soltos. Fique em pé relativamente reto e lembre-se de dobrar os joelhos e não a cintura. Por fim, quando quiser virar, lembre-se de que o tronco vai para onde a cabeça vai, os quadris vão para onde o tronco vai e as pernas vão para onde os quadris vão. Em outras palavras, a virada deve ser uma manobra de corpo inteiro. Olhe para onde deseja ir e use seu corpo para virar a prancha.

Segurança no surfe

sinal de perigo de segurança no surfesinal de perigo para a segurança do surfe

O oceano pode ser um lugar muito perigoso, portanto, é importante observar todos os perigos antes de ir surfar. Verifique a previsão do tempo para ver qual é a classificação de UV para o dia e certifique-se de usar protetor solar de acordo. Além disso, verifique se há previsão de águas-vivas ou outras criaturas que picam ou mordem.

Verifique a previsão de surfe local para o dia por meio de uma boa plataforma de relatórios de surfe (como Surfline ou Algas Mágicas) para ter certeza de que a ondulação não aumentará abruptamente enquanto o senhor estiver no lineup, e só reme em condições que tenha certeza de que pode suportar. Antes de remar, observe todos os perigos geográficos, como rochas, molhes, cais e desembocaduras de rios.

Por fim, observe as condições para ver onde as ondas estão quebrando e em que direção a correnteza está fluindo e, em seguida, decida qual é o local mais seguro para remar. Enquanto estiver na água, fique de olho em seus colegas surfistas e certifique-se de que haja sempre alguém à vista ou, pelo menos, à distância de audição, caso o senhor se encontre em apuros. Por fim, se possível, sempre surfe com um amigo.

Acampamentos de surfe

Como já foi mencionado várias vezes, aprender a surfar é uma busca desafiadora (não importa o quanto o senhor seja atlético ou talentoso em outros esportes). Não é apenas desafiador porque o senhor está tentando se equilibrar em uma onda que se move e muda, mas também porque precisa aprender a ler o oceano e o oceano está sempre mudando.

Uma maneira de se preparar para o sucesso e construir uma base sólida é fazer uma viagem de surfe para um acampamento de surfe ou organizar um retiro particular de surfe. As viagens de surfe não são apenas para surfistas mais avançados! Os surfistas iniciantes podem se beneficiar muito com uma viagem de surfe – e, é claro, ter férias superdivertidas ao longo do caminho.

Agora, se o acampamento de surfe parece um lugar sem comodidades para onde o senhor mandaria um garoto de 12 anos, pense novamente. Hoje em dia, os acampamentos de surfe para adultos existem em todas as formas – desde locais modernos e econômicos até estadias de luxo com tudo incluído para surfe e ioga com todos os recursos. AKA retiros de surfeou ainda resorts de surfe – “Surf camp” é apenas uma abreviação para: uma acomodação onde o foco é o surfe e a estadia normalmente inclui aulas de surfe ou orientação de surfe.

Muitos acampamentos/retiros de surfe têm tudo incluído (ou quase tudo incluído) para incluir refeições, aulas, equipamentos, ioga e uma programação livre que envolve muito tempo de surfe (e tempo para relaxar!). Com tudo sob controle, o senhor não precisa fazer muito planejamento ou lidar com qualquer logística para que possa se concentrar apenas em aprender a surfar e se divertir muito.

Os acampamentos de surfe são uma viagem incrível para surfistas de qualquer habilidade, mas especialmente para surfistas iniciantes, porque o senhor terá aulas diárias de surfe que o ajudarão a construir uma base sólida e a orientação de instrutores de surfe em cada etapa do caminho.

Um bônus especialmente grande: muitos acampamentos de surfe estão localizados em destinos lindos, muitas vezes tropicais, e as áreas de surfe geralmente são ótimos lugares para se estar. O senhor percebe que somos fãs de viagens de surfe? Pergunte a qualquer surfista e ele provavelmente concordará: viagens de surfe são o máximo. Confira nosso Guia de resorts de surfe e explore o melhores acampamentos de surfe por aí.

Acampamentos de surfe para adultos >>

Perguntas frequentes para surfistas iniciantes

três surfistas iniciantes sentados no oceano esperando por ondastrês surfistas iniciantes sentados no oceano à espera de ondas
foto de Nick Sarvarii

Qual é a melhor prancha de surfe para iniciantes?

A melhor prancha de surfe para iniciantes é uma longboard de nível básico ou uma soft top. Se o senhor puder encontrar uma, uma soft top que também seja um longboard (9’0″ ou maior) é a melhor! Confira este guia sobre as melhores pranchas de surfe para iniciantes.

Como posso melhorar o surfe mais rápido?

A melhor maneira de melhorar o surfe mais rápido é ir o mais frequentemente possível. Se o senhor for apenas uma vez por mês, nunca vai progredir. De modo geral, se quiser ver um progresso consistente e relativamente rápido, o senhor deve procurar surfar pelo menos três vezes por semana. Além disso, encontre uma prancha com muito volume que o ajude a remar nas ondas e escolha ondas que sejam fáceis de usar e boas para iniciantes. Quanto mais ondas o senhor conseguir pegar, mais rápido aprenderá.

Uma das melhores maneiras de acelerar suas habilidades de surfe é fazer uma viagem para um acampamento de surfe. Aulas diárias de surfe e treinamento lhe darão uma base sólida e o ajudarão a progredir bastante. Ir para um acampamento de surfe por uma semana ou mais é uma das melhores maneiras de melhorar o surfe mais rapidamente. Bônus: o senhor terá férias incríveis! Confira o Melhores acampamentos de surfe >>

É difícil aprender a surfar?

Aprender a surfar é uma das coisas mais desafiadoras que o senhor provavelmente tentará, mas também é uma das mais gratificantes. O senhor espera ter dificuldades no início, mas não desista. O senhor acabará conseguindo e, quando conseguir, valerá mais do que a pena!

Preciso ter aulas de surfe ou posso aprender a surfar sozinho?

Uma aula de surfe pode ser útil na primeira vez, pois pode ajudá-lo a aprender o básico. Um amigo que seja um surfista experiente também pode lhe dar as mesmas dicas se ele for paciente e um bom professor. Dito isso, a melhor maneira de aprender a surfar é apenas praticar, praticar e praticar, portanto, depois de várias aulas, o senhor deve continuar remando e tentando.

Um benefício de uma aula de surfe é que o instrutor de surfe geralmente o empurra para as ondas, o que significa que o senhor pegará muito mais ondas do que normalmente pegaria sozinho como iniciante. A sincronização das ondas e a remada para elas é uma das partes mais difíceis do surfe, portanto, se alguém puder empurrá-lo para as ondas, você terá muito mais oportunidades de tentar ficar em pé na prancha e realmente surfar, o que provavelmente o deixará mais empolgado do que simplesmente tentar remar para as ondas e ser atropelado por elas.

Mas é importante lembrar que um dia o senhor terá de aprender a remar nas ondas – portanto, a menos que planeje pagar instrutores de surfe para empurrá-lo nas ondas toda vez que for remar, é melhor não se tornar muito dependente deles. Sua primeira sessão, quando estiver sendo empurrado para dezenas de ondas, pode ser superdivertida, mas na próxima vez que sair sozinho, talvez não pegue uma única onda. Não perca o ânimo! Com o tempo, o senhor aprenderá a ler melhor o oceano e pegará muitas ondas por conta própria.

Quanto tempo leva para aprender a surfar?

Muitas pessoas acham que “aprenderam a surfar” depois de uma aula porque foram empurradas para algumas ondas e se levantaram na água branca. Mas para realmente se tornar proficiente em remar, pegar ondas e descer a linha nelas é preciso muito tempo e esforço.

Com uma prancha grande e ondas suaves, o senhor deve esperar pegar algumas ondas e talvez ficar em pé na água branca depois de uma ou duas sessões; pegar ondas e ficar em pé na água branca de forma consistente depois de cerca de cinco sessões; pegar ondas abertas depois de 5 a 10 sessões; e começar a descer a linha depois de 10 a 15 sessões ou mais. A partir daí, o senhor tem uma vida inteira de progressão a seguir!

Quer melhorar o surfe mais rapidamente? Faça uma viagem de surfe para um acampamento de surfe! Os acampamentos de surfe são a melhor maneira de os iniciantes progredirem no surfe porque o senhor terá aulas diárias de surfe e orientação de treinadores de surfe em cada etapa do caminho. Confira Os melhores acampamentos de surfe >>

O senhor tem perguntas, comentários ou feedback sobre como aprender a surfar?

Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

You may also like...