Como comprar a prancha de surfe certa

Quatro pranchas de surfe coloridas de vários tamanhos diferentes alinhadas ao lado de uma piscina

Aprender a escolher a prancha de surfe certa pode ser a diferença entre se deleitar com a alegria de surfar com sua nova prancha (ufa!) ou entrar em uma mini depressão do surfe enquanto se debate desesperadamente na prancha errada para suas habilidades. Parece dramático, mas se o senhor escolher a prancha errada, descobrirá rapidamente que a luta é real.

A busca pela sua próxima prancha de surfe é superdivertida e empolgante. Mas se o senhor não souber muito sobre pranchas de surfe, sua busca pode acabar se tornando uma tarefa assustadora. Isso porque descobrir a prancha de surfe certa para as suas necessidades pode ser uma tarefa confusa – o senhor pode ter que se preocupar com isso. especialmente para surfistas iniciantes e intermediários.

A prancha de que o senhor precisa como iniciante é diferente da prancha que vai querer quando se tornar proficiente em pegar e surfar ondas. As pranchas para surfar em barris são diferentes das pranchas para surfar no nariz, que são diferentes das pranchas para ondas grandes, pranchas de alto desempenho e shapes retrô. E ainda há a questão do tamanho da prancha de surfe (comprimento, largura, volume), o rocker, a configuração das quilhas e uma série de outros fatores que são suficientes para confundir até mesmo o nerd do surfe mais entusiasmado.

Pranchas de surfe em shaping bay - que tamanho de prancha devo comprar?

Criamos este guia para ajudar o senhor a responder a essa pergunta: Qual prancha de surfe devo comprar? Embora sempre haja vários fatores a serem considerados, simplificamos o mistério para que o senhor tenha uma fórmula para descobrir a melhor prancha de surfe para suas necessidades em qualquer em qualquer momento de sua jornada de surfe.

Primeiro, vamos dar uma olhada nas categorias gerais de pranchas de surfe que estão disponíveis atualmente, bem como nos elementos de design de pranchas de surfe para que o senhor possa começar a aprender mais sobre os formatos de pranchas de surfe e por que um determinado design ou tamanho seria o melhor para suas necessidades. Em seguida, veremos como descobrir a prancha de surfe perfeita para o senhor e abordaremos sugestões específicas de pranchas para surfistas de diferentes níveis.

Tipos de pranchas de surfe

tipos de pranchas de surfetipos de pranchas de surfe
As pranchas que o senhor vai surfar! / Mollusk Surf Shop / foto por Mollusk

Os estilos de pranchas de surfe têm evoluído constantemente desde a década de 1940 e, atualmente, elas vêm em muitos formatos, tamanhos e especificações. Abaixo estão seis das maiores categorias de pranchas de surfe para lhe dar uma visão geral dos tipos de pranchas, mas saiba que há muitas outras subcategorias e formatos alternativos não listados abaixo.

Para saber mais sobre os formatos de pranchas de surfe e obter informações sobre outros tipos de pranchas de surfe, consulte este Guia de pranchas de surfe.

Shortboard de alto desempenho

Prancha de surfe shortboard com design da SuperbrandPrancha de surfe shortboard com design da Superbrand

Isso é o que a maioria das pessoas imagina quando pensa em uma prancha de surfe moderna. As pranchas de alto desempenho são geralmente curtas (5’8″-6’4″), de volume relativamente baixo (24-38 litros), pontiagudas no bico e, de certa forma, fáceis de usar nos trilhos, embora com um trilho mais duro perto da rabeta e alguma combinação de côncavo e duplo côncavo nos contornos inferiores que se prestam à velocidade e a manobras agressivas.

Dito isso, os shortboards modernos vêm em uma variedade vertiginosamente ampla, desde grovelers curtos, atarracados e com pouco rocker até step-ups esticados com pintails arredondados e tudo mais. Essas pranchas também costumam vir com cinco caixas de quilhas, o que lhe dá a opção de usá-las como quads ou thrusters – embora algumas ainda venham com quilhas de vidro.

Ao comprar uma prancha curta de alto desempenho, é importante ser honesto consigo mesmo sobre sua capacidade de surfar e seu nível de condicionamento físico, e escolher uma prancha com volume suficiente para ajudá-lo a pegar ondas.

Confira: Guia do comprador de pranchas curtas

Longboard

As primeiras pranchas de surfe modernas foram as longboards, moldadas em fibra de vidro e espuma na década de 1950, mas mantendo o formato geral das pranchas tradicionais. Olhos havaianos. Longboards acabou evoluindo para um amplo espectro de formas, desde os tradicionais single-fins até os longboards de “alto desempenho” que o senhor vê em eventos de turnês mundiais.

Os longboards são (alerta de spoiler!) pranchas de surfe mais longas e largas que variam de 9 a 12 pés de comprimento. Uma das características mais proeminentes dos longboards (além do comprimento) é seu bico cheio e redondo. O tamanho longo e largo dos longboards facilita a remada e a captura de ondas, portanto, são a prancha de surfe ideal para o aprendizado como surfar.

Embora o comprimento do longboard possa chegar a 3 metros ou mais, os longboards de alto desempenho costumam ter entre 9’0″ e 9’6″, enquanto os noseriders tradicionais costumam ter entre 9’6″ e 10’6″.

Recentemente, houve um movimento de volta para os noseriders com vidros pesados e com aro reverso, que proporcionam uma sensação tradicional e suportam noserides estendidos, mas são muito difíceis de manobrar. De modo geral, esses “logs” devem ser considerados um shape mais avançado, enquanto os longboards mais fáceis de usar terão um pouco mais de definição no rail, um pouco mais de rocker em toda a prancha e uma configuração de 2+1 quilhas.

Confira: 34 Badass Longboards para sua aljava

Comprimento médio

Prancha de surfe de comprimento médioPrancha de surfe de comprimento médio
Os comprimentos médios incluem muitas subcategorias de pranchas de surfe. Aqui está uma 8’0″ mini-mal.

Um pouco mais longa que uma shortboard, mas mais curta que uma longboard, a mid-length é praticamente qualquer prancha de surfe na faixa de 7’0″ a 8’6″ que não seja uma minigun. Essas pranchas podem incluir funboards (basicamente longboards encurtados), single-fins retrô e modelos fish de tamanho grande. De modo geral, os comprimentos médios são um meio-termo, proporcionando um pouco do deslizamento e da potência de remada de um longboard com maior capacidade de manobra.

Embora os funboards sejam geralmente uma ótima maneira de os iniciantes fazerem a transição dos longboards para os shortboards, há também um contingente saudável de mestres do estilo de nível profissional que passam a maior parte do tempo em mid-lengths.

Peixes

O tradicional prancha de surfe de peixe era uma prancha curta, atarracada, de quilhas duplas, com trilhos relativamente retos e uma rabeta swallow profunda, desenvolvida no início da década de 1970. Hoje em dia, as fish vêm em uma grande variedade de estilos, desde as keel-fins retrô até as híbridas que provavelmente estão muito mais próximas das shortboards modernas do que das fish clássicas.

De modo geral, uma prancha entre 4’6″ e 5’8″ que seja relativamente larga e plana e tenha trilhos retos e um swallow tail é considerada uma “fish”. Essas pranchas são rápidas e com estilo de skate, o que as torna ótimas para ondas macias e ruins, mas não tão boas em ondas ocas ou maiores.

Confira: A prancha de surfe Fish / Por que todo surfista deveria ter uma Fish

Arma

As pranchas de ondas grandes (também conhecidas como “guns” ou “rhino chasers”) tendem a ser longas e estreitas, proporcionando uma combinação de potência de remada e controle no pocket, especialmente quando em velocidade. Com comprimento variando de cerca de 8’6″ a 10″6″, as guns têm narizes estreitos, pintails desenhados, volume relativamente baixo (em comparação com longboards do mesmo comprimento), embora as guns modernas estejam começando a adicionar um pouco mais de volume por meio de narizes em bico e um pouco mais de largura na frente do centro. As guns geralmente têm um contorno inferior em forma de véu perto da rabeta para aumentar o controle, e normalmente são fornecidas como quads, thrusters ou single-fins.

Mini Gun

Situada em algum lugar entre uma prancha curta de step-up e uma gun, a minigun é construída para ondas grandes, mas não exatamente na faixa XL – geralmente tubos duplos a triplos de overhead. Essas pranchas geralmente se parecem com versões reduzidas das guns, variando em tamanho de 6’6″ a cerca de 8’0″.

Confira: O guia definitivo para pranchas de surfe

Elementos de design de pranchas de surfe

Um shaper de pranchas de surfe em uma baia de moldagem moldando uma prancha de surfeUm shaper de pranchas de surfe em uma baia de moldagem moldando uma prancha de surfe

O senhor deve ter notado os muitos elementos de design mencionados nas descrições de pranchas de surfe acima e se perguntou o que exatamente eles significam e como afetam o desempenho de uma prancha.

Há oito elementos principais que fazem parte do design de uma prancha de surfe: rocker, trilhos, largura, espessura, formato do nariz, formato da rabeta, contornos do fundo e configuração das quilhas. Cada elemento do design influencia diferentes aspectos do desempenho e, em última análise, combina-se para criar o produto final – e é por isso que existem inúmeras opções de pranchas de surfe para explorar e experimentar.

Se o senhor ainda não adivinhou, o design de pranchas de surfe pode se tornar supertécnico. Mas, por enquanto, não se preocupe com as coisas excessivamente técnicas! Com o tempo, o senhor aprenderá mais à medida que avança. Por enquanto, apenas aprender alguns dos conceitos básicos o ajudará a começar com o pé direito e lhe dará uma melhor compreensão das pranchas de surfe e de como elas funcionam. Para atingir esse objetivo, abordaremos brevemente os principais componentes do design de pranchas de surfe e lhe daremos uma visão geral (abreviada) do que eles fazem.

Formato do nariz

Elementos de design de pranchas de surfe: nose, rails e rockerElementos do design da prancha de surfe: nariz, trilhos e balancim

O bico de uma prancha afeta a velocidade de planagem e o peso de giro, bem como a probabilidade de ficar preso na superfície da água. Os longboards tendem a ser bastante largos e arredondados no nose, o que, combinado com um nose rocker relativamente baixo, cria uma superfície de planagem adicional e uma plataforma para o noseriding. Os shortboards, por sua vez, têm narizes estreitos que se prestam a manobras mais radicais, enquanto os guns também usam narizes estreitos para reduzir a possibilidade de pegar o vento durante os drops.

Rocker

Rocker é a curva da prancha da ponta à rabeta quando vista de lado enquanto a prancha está deitada no chão. Se isso parecer confuso, uma prancha sem rocker será completamente plana e ficará com toda a parte inferior da prancha tocando o chão, enquanto as pranchas com rocker exagerado se curvarão para cima na ponta e, até certo ponto, na rabeta.

O rocker realiza uma série de coisas. Por um lado, eleva o bico de modo que é menos provável que ele “perole” ou mergulhe sob a superfície da água. Ele também fornece um ponto de articulação para girar a prancha. Entretanto, o rocker também reduz a velocidade da prancha. Por esse motivo, é comum que as pranchas construídas para ondas menores e mais fracas tenham menos rocker (proporcionando a velocidade necessária), enquanto as pranchas para ondas maiores e mais vazias terão bastante rocker (proporcionando controle e manobrabilidade, com a expectativa de que a onda produza a velocidade).

Trilhos

Os trilhos de uma prancha determinam parcialmente como ela vira e manobra, sendo que os trilhos mais arredondados são mais tolerantes, enquanto os trilhos mais afiados são mais responsivos. As pranchas de surfe modernas normalmente têm uma combinação de rails arredondados 50/50 ou 60/40 na frente, que acabam dando lugar a um “down rail” perto da rabeta – um rail mais afiado e escondido embaixo que adiciona mais controle.

Largura

Design da prancha de surfe: comprimento, largura e espessuraDesign da prancha de surfe: comprimento, largura e espessura

A largura é bastante fácil de entender – é simplesmente a largura da prancha em seu ponto mais largo -, mas o efeito que a largura tem pode ser bastante complicado. As pranchas mais largas têm mais volume e, portanto, remam mais rápido e ganham velocidade mais rapidamente ao descer a linha, mas também são mais difíceis de manobrar. Os shortboards tendem a ter entre 18 e 19,5 polegadas de largura, enquanto as pranchas retrô, como as fish e as mid-lengths, variam de 18,5 a 20 polegadas. As longboards e as big wave guns podem ter de 22 a 24 polegadas de largura.

Espessura

Assim como a largura, a espessura é um elemento de design bastante quantificável. Também como a largura, a espessura adicional proporciona mais volume (o que significa maior flutuação e velocidade de remada), mas pode interferir na capacidade de manobra da prancha. As pranchas curtas e as de comprimento médio tendem a ter entre duas e três polegadas de espessura, enquanto as pranchas longas e as guns podem ter até quatro polegadas de espessura.

Formato da rabeta

shapes de rabeta de prancha de surfeshapes de rabeta de prancha de surfe

Como a rabeta fica diretamente sobre as quilhas e raramente sai da água, o formato da rabeta tem uma grande influência na forma como a prancha é montada. A rabeta quadrada e a rabeta squash (como uma rabeta quadrada com cantos arredondados) tendem a se ajustar bem à linha, mas se soltam quando viradas abruptamente. Isso é vantajoso para longboards (proporcionando mais estabilidade) e surfistas de alto desempenho que querem fazer curvas deslizantes (proporcionando pontos de articulação), mas não é tão benéfico para tubos, ondas grandes e power surf/carving.

Pintails são caudas desenhadas que chegam a um ponto, semelhante ao nose de uma prancha curta, proporcionando muito controle, principalmente em ondas ocas e rápidas. Elas são ótimas para pranchas de ondas grandes e miniguns, onde o controle é necessário em altas velocidades.

Os pinos arredondados e os round tails são um meio-termo entre os square tails e os pintails, e são ótimos para step-ups (pranchas curtas destinadas a ondas ligeiramente maiores) e barrel riding. Por fim, os swallow tails apresentam efetivamente pintails duplos com um espaço cortado entre eles. Elas funcionam bem com fish, bem como com algumas pranchas mais planas e de skate.

Contornos do fundo

Embora os decks da maioria das pranchas (a parte em que os pés ficam) sejam bastante semelhantes, os contornos do fundo (o formato do fundo da prancha) podem variar muito. Os contornos de fundo mais comuns são: plano, côncavo, côncavo duplo, fundo de canal e véu. O flat é rápido, mas não contribui muito para o controle, enquanto o vee reduz a velocidade da prancha, mas fornece um eixo para iniciar as curvas.

O côncavo e o duplo côncavo proporcionam elevação e, ao mesmo tempo, adicionam controle, enquanto os fundos de canal fazem o mesmo, mas em maior grau. De modo geral, os longboards e as pranchas retrô tendem a ter fundos bem planos, as pranchas de ondas grandes geralmente têm fundos planos ou em forma de véu e os shortboards modernos de alto desempenho têm uma combinação de côncavos. Dito isso, há muito espaço para variação nos contornos do fundo e a maioria das pranchas terá uma combinação de muitos formatos de contorno diferentes.

Configuração das quilhas

quilhas de prancha de surfenadadeiras de prancha de surfe
Dois longboards com barbatanas simples e um peixe com barbatana dupla.

As pranchas de surfe originais não tinham quilhas e eram incrivelmente difíceis de virar. A adição de uma nadadeira de centro único por Tom Blake mudou completamente o esporte do surfe, já que as pranchas agora podiam ser manobradas na linha e montadas no bolso. Hoje em dia, quilhas simples são consideradas antiquadas, mas ainda são valorizadas por pessoas que gostam da sensação pura, limpa e tradicional do trimming. Os noseriders e os mid-lengths geralmente apresentam quilhas simples.

Aletas duplas vieram em seguida e proporcionaram muito mais velocidade do que as single fin, embora sacrificando a estabilidade durante o surfe de cima para baixo. O design de peixe da década de 1970 é a clássica prancha de surfe com duas quilhas.

Propulsores (três quilhas) tornaram-se populares na década de 1980, proporcionando o impulso das quilhas duplas com a estabilidade adicional de uma quilha central – essencialmente um meio-termo entre a quilha dupla e a única. Da década de 1980 até o início da década de 2010, a maioria das pranchas de shortboard era fornecida com thrusters, assim como a maioria das pranchas de ondas grandes.

Quadrantes em uma prancha de surfe blue fishquatros quilhas em uma prancha de surfe blue fish
Configuração de quatro quilhas em uma prancha de surfe fish.

Quads são um meio-termo entre o propulsor e a aleta dupla. Em vez de colocar uma aleta central de arrasto entre as aletas laterais gêmeas, duas aletas laterais de arrasto são colocadas cerca de uma polegada atrás e na parte interna das aletas laterais. Isso preserva a velocidade da aleta dupla, mas também acrescenta um pouco mais de controle para o desempenho moderno. Atualmente, a maioria dos shortboards modernos vem com cinco caixas de quilhas para que o senhor tenha a opção de usá-los como thrusters ou quads. O mesmo se aplica às guns, que agora normalmente vêm com opções de thruster, quad e, às vezes, de aleta única.

Por fim, a Configuração 2+1 envolve quilhas laterais menores na frente e uma caixa grande, no estilo de uma única quilha, no meio, servindo como um meio-termo entre propulsores e quilhas simples. Essas configurações são comuns em longboards e funboards de alto desempenho.

Como escolher uma prancha de surfe

Pranchas de surfe de diferentes tamanhos alinhadas em um ônibus VW na praiaPranchas de surfe de diferentes tamanhos alinhadas em um ônibus VW na praia

Esperamos que essas noções básicas sobre o design de pranchas de surfe o ajudem a entender melhor o que é feito no pedaço de espuma e fibra de vidro que está sob seus pés. E se o senhor estiver mais confuso agora do que quando começou, não se preocupe! A seguir, juntaremos todas as peças para que o senhor tenha a receita de como escolher uma prancha de surfe que seja melhor para suas habilidades e necessidades de surfe.

Essencialmente, há cinco elementos principais a serem considerados ao escolher uma prancha de surfe:

  1. Estilo de surfe que deseja praticar
  2. Tipo de ondas
  3. Nível de condicionamento físico e peso
  4. Habilidade no surfe
  5. Comprimento e volume

1 – Estilo de surfe

Que tipo de surfe o senhor quer fazer?

Em outras palavras… Qual é o seu estilo de surfe? O que o senhor quer que a prancha faça? Ou o que o senhor quer que a mais de? O senhor está procurando uma prancha que gere mais velocidade? Mais capacidade de manobra? Mais estabilidade? Facilidade de remar, etc.

O senhor quer escolher uma prancha de surfe que apoie suas metas de surfe, portanto, quanto mais claro for o que deseja, melhor poderá determinar a prancha ideal para suas necessidades.

Se o senhor pretende dar aéreos e fazer curvas enormes, vai querer uma prancha de alto desempenho. Se o senhor quiser fazer noseride, então uma prancha longa é a ideal. Se o que o senhor acha divertido é navegar e fazer trim sem pensar muito em desempenho, escolha uma prancha de comprimento médio ou uma fish. E se o senhor quiser fazer barris, pense em comprar uma minigun ou uma step-up.

Se o senhor estiver apenas aprendendo como surfarO senhor quer uma boa prancha de surfe para iniciantes que o ajudará a pegar o maior número possível de ondas, pois essa é a melhor maneira de aprender como as ondas funcionam e conhecer o oceano. Considere a possibilidade de adquirir uma prancha longa de fácil utilização ou prancha de surfe soft top.

Não se preocupe com o que as outras pessoas pensam sobre você e sua escolha de prancha – lembre-se de que o objetivo do surfe é se divertir, e você quer uma prancha que o ajude a se divertir o máximo possível. Até que o senhor seja um surfista competente que possa remar com facilidade, descer a linha e pegar qualquer onda que quiser, uma prancha mais longa e de maior volume que pegue ondas com facilidade é o caminho mais rápido para a diversão e o progresso.

Confira: Melhores pranchas de surfe para iniciantes

2 – Tipo de ondas

Mulher surfando um barril - Como escolher uma prancha de surfe depende do tipo de onda que o senhor deseja surfar Mulher surfando um barril - Como escolher uma prancha de surfe depende do tipo de ondas que deseja surfar
A melhor prancha de surfe para tubos é muito diferente da melhor prancha para ondas pequenas. / foto de Marcus

Que tipo de ondas o senhor pretende surfar?

Conforme mencionado, diferentes tamanhos e tipos de pranchas de surfe são melhores para diferentes tamanhos e tipos de ondas. É por isso que a maioria dos surfistas dedicados acumula um quiver de pranchas de surfe – assim, eles estão equipados para todos os tipos de condições e podem escolher a prancha de surfe de sua preferência com base no onda de surfeO senhor pode se sentir mais confortável com o surf, o tamanho, as condições ou até mesmo o humor.

Como o senhor aprenderá ao longo de sua jornada de surfe, há ondas e condições que são boas para muitos tipos de pranchas de surfe, e há ondas e condições que são terríveis para certos tipos de pranchas de surfe. Exemplos: *

  • Ondas pequenas e suaves não seriam muito divertidas em uma prancha curta de desempenho porque o senhor não conseguirá pegar ondas ou ter velocidade suficiente para a prancha. A melhor prancha de surfe para ondas pequenas e suaves é uma longboard ou mid-length (ou, dependendo da habilidade de surfe e do tamanho, os surfistas intermediários e avançados podem usar uma fish ou groveler com mais volume).
  • Por outro lado, um beach break rápido e com picos não é ideal para um longboard ou mid-length. Os beach breaks rápidos são mais adequados para pranchas mais curtas, como shortboard, fish ou shape híbrido/groveler.
  • Longboards e barris enormes não combinam bem.

* É claro que sempre há exceções a essas “regras”, e parte da diversão do surfe é experimentar diferentes pranchas e suas próprias habilidades. Dito isso, se o senhor for um surfista iniciante ou intermediário, há diretrizes para ajudá-lo a escolher as pranchas mais adequadas para determinadas ondas/condições.

O senhor tem medo de ondas grandes e planeja surfar apenas em ondas pequenas? Então o senhor definitivamente vai querer uma longboard. O local onde o senhor mora tem ondas com ondas da cintura até a altura da cabeça? Então o senhor vai querer algum tipo de shortboard, fish ou mid-length. O senhor quer surfar tubos enormes? Nesse caso, uma prancha com rabeta puxada para dentro, bico estreito e um pouco de rocker é melhor – em outras palavras, uma minigun ou step-up. E se o senhor sonha em surfar ondas enormes como Maverick’s e Waimea Bay, então vai querer uma big wave gun (e não estaria lendo este artigo).

Conclusão: Se for um surfista iniciante e estiver procurando sua primeira prancha de surfe, como mencionado, o senhor vai querer surfar ondas mais lentas e suaves, portanto, compre uma boa prancha de surfe para iniciantes, ponto final. Se o senhor for iniciante/intermediário, intermediário ou mais avançado, pensar no tipo de ondas que deseja surfar com sua nova prancha terá um papel importante na decisão de qual prancha é a melhor para suas necessidades.

3 – Aptidão física e peso

Homem deitado na areia ao lado de uma prancha de surfe - Como escolher uma prancha de surfe depende do seu peso e condicionamento físicoHomem deitado na areia ao lado de uma prancha de surfe - Como escolher uma prancha de surfe depende do seu peso e condicionamento físico
O tamanho e o volume certos da prancha de surfe dependem do seu peso e condicionamento físico. / foto de Marvin Meyer

Qual é o seu peso e nível de condicionamento físico?

Embora esses dois fatores nem sempre andem de mãos dadas (afinal, há pessoas com 1,80 m de altura e 90 kg de músculos que estão em boa forma física), eles têm o mesmo efeito na escolha da prancha. De modo geral, quanto mais leve e em forma o senhor for, menos espuma poderá usar.

Aqueles que são mais pesados ou têm dificuldade para remar vão querer pranchas com muito volume, ao passo que aqueles que remam como demônios e querem aumentar os ares vão procurar minimizar o volume, sacrificando a velocidade da remada por uma prancha mais leve e mais manobrável.

Em termos gerais:

  • Shortboards com volume entre 23 e 35 litros são melhores para surfistas experientes e em boa forma, com peso entre 130 e 190 libras, enquanto aqueles que são mais pesados ou menos em forma vão querer shortboards na faixa de 40 litros.
  • As pranchas fish tendem a ter um pouco mais de volume do que as shortboards de comprimento semelhante, portanto, ao escolher uma fish, considere a possibilidade de usar algumas polegadas mais curtas, mas com alguns litros a mais de volume.
  • As pranchas de comprimento médio, longboards e guns tendem a ter muito volume (50 a 90 litros), mas, com esses tipos de pranchas, o senhor ainda deve levar em conta seu peso e nível de condicionamento físico ao decidir o tamanho a ser adquirido.

4 – Capacidade de surfe

Homem surfando onda - Como escolher uma prancha de surfe depende do seu nível de surfeHomem surfando na onda - Como escolher uma prancha de surfe depende do seu nível de surfe
Suas habilidades de surfe ajudam a determinar quais pranchas são adequadas. / foto de Logan Weaver

O senhor surfa bem?

Essa é uma pergunta complicada, pois todos nós tendemos a superestimar nossas habilidades na água, principalmente se já surfamos há algum tempo. Mas quanto mais honesto o senhor for consigo mesmo em relação ao seu nível como surfista, mais cedo se encontrará em pranchas que aumentam seu quociente de diversão.

  • Como discutimos acima, os iniciantes devem procurar pranchas que os ajudem a pegar o maior número possível de ondas. Isso inclui longboards, funboards e soft tops.
  • Os surfistas intermediários podem se dar bem com pranchas curtas de alto desempenho, embora possam se divertir um pouco mais em um shape híbrido/curto com um pouco mais de volume e comprimento. Os surfistas intermediários também podem achar que realmente gostam de usar pranchas de comprimento médio e longboards.
  • Os surfistas avançados que estão surfando grandes tubos e fazendo manobras de alto desempenho provavelmente vão querer estar em algum tipo de shortboard, enquanto os surfistas avançados que estão perseguindo ondas assustadoras precisarão de miniguns e guns. E os longboarders avançados talvez queiram experimentar os troncos tradicionais como uma alternativa divertida aos longboards de alto desempenho.

5 – Comprimento e volume

Tamanhos diferentes de pranchas de surfeTamanhos diferentes de pranchas de surfe

Que tamanho de prancha de surfe o senhor deve comprar?

O comprimento e o volume da prancha de surfe ideais para suas necessidades são resultado de todos os fatores listados acima: estilo de surfe, tipos de ondas que pretende surfar, condicionamento físico, peso e habilidade de surfe.

O comprimento costumava ser considerado um fator muito importante na compra de pranchas, mas hoje em dia a ênfase está mais no volume. Dito isso, o comprimento ainda desempenha um papel importante no desempenho da prancha para o senhor – principalmente porque só é possível obter um certo volume em uma prancha sem aumentar seu comprimento.

  • Se o senhor for um surfista iniciante, não se preocupe em ficar preso às especificações da prancha neste momento. A coisa mais importante a saber é que uma prancha de surfe mais longa, mais larga e mais estável permitirá que você pegue mais ondas, surfe mais ondas e, portanto, progrida mais rapidamente (e se divirta mais ao longo do caminho!). melhores pranchas de surfe para iniciantes para obter informações completas e as pranchas de surfe recomendadas.
  • Os surfistas intermediários costumam usar shortboards entre 6’0″ e 6’6″, fish entre 5’7″ e 6’3″, e step-ups entre 6’6″ e 7’2″ (embora seja importante observar que um “step-up” de 7’2″ para um surfista intermediário que pesa 200 libras será bem diferente de um minigun de 7’2″ para um surfista profissional de 145 libras que carrega Pipeline).
  • De modo geral, os surfistas avançados devem usar shortboards entre 5’7″ e 6’2″ (dependendo de sua altura e peso), fish entre 5’2″ e 5’8″ e step-ups entre 6’0″ e 6’4″.
  • Quando se trata de longboards, algo na faixa de 9’0″ a 9’6″ será manobrável e provavelmente mais apropriado para um longboard de alto desempenho, enquanto os noseriders tradicionais são normalmente de 9’6″ a 10’6″. Dito isso, madeireiros leves e pequenos podem ser capazes de surfar com eficiência em uma prancha de até 9’0″.

Todos os elementos do design da prancha de surfe contribuem para a forma como a prancha será montada e terá um bom desempenho, mas aqui estão algumas regras gerais para o comprimento e o volume:

Mais comprimento e/ou mais volume Mais curto e/ou menos volume
mais fácil de remar mais difícil de remar
mais fácil de pegar ondas mais difícil de pegar ondas
mais estabilidade menos estabilidade
menor capacidade de manobra maior capacidade de manobra
mais desempenho

Dicas de compra de pranchas de surfe

Carro antigo com duas pranchas de surfe no oceanoCarro antigo com duas pranchas de surfe no oceano
  • Não escolha uma prancha de surfe só porque o senhor acha que ela é legal! Se comprar uma prancha de surfe destinada a um surfista mais avançado, o senhor pode achar que fica legal carregando-a, mas certamente não ficará legal se debatendo na fila sem pegar nenhuma onda. Isso não será legal e não será divertido. (E é dolorosamente óbvio quando alguém na fila está em uma prancha de surfe que não sabe surfar. Outro dia, vi um cara em uma prancha que era completamente errada para ele e ele estava realmente lutando para remar e se equilibrar na prancha. Se o senhor não consegue remar uma prancha, com certeza não conseguirá surfá-la!)
  • Não escolha uma prancha de surfe com base na que seu amigo está usando (a menos que eles tenham exatamente o mesmo nível de habilidade, altura, peso e surfem os mesmos tipos de ondas).
  • Faça perguntas! É totalmente normal e não há problema se o senhor ainda não sabe muito sobre pranchas de surfe. Deixe seu ego de lado e não tenha medo ou vergonha de fazer perguntas! Se estiver alugando uma prancha, peça à loja de surfe uma recomendação com base no seu nível de habilidade. O mesmo vale para comprar ou pedir uma prancha emprestada. O senhor pode se poupar de muitos problemas e frustrações no surfe se pedir ajuda e for honesto quanto à sua habilidade de surfe.
  • Saiba mais. Se o senhor for um surfista iniciante ou iniciante/intermediário, temos um guia muito útil sobre as melhores pranchas para iniciantes com recomendações específicas e a melhor maneira de fazer a transição de uma prancha mais longa para uma mais curta. Dê uma olhada aqui.
como escolher uma prancha de surfecomo escolher uma prancha de surfe

Então, aí está: o resumo completo de como escolher uma prancha de surfe. É claro que o senhor pode se sentir à vontade para jogar todas essas orientações pela janela e fazer algo totalmente não convencional com sua próxima prancha 🙂 .

Afinal de contas, divertir-se e ser bobo é a essência dessa nossa busca maluca. Às vezes, as melhores pranchas são velhas e esquisitas que o senhor encontra em uma venda de garagem. Em outras ocasiões, o senhor pode passar anos refinando um design personalizado com seu shaper favorito até finalmente encontrar sua prancha mágica.

Seja qual for a sua escolha para comprar pranchas, o importante é lembrar que elas devem deixá-lo feliz e corresponder às condições.

Um quiver de pranchas diferentes para diferentes tipos de ondas é o objetivo final – embora o senhor deva ter cuidado para não ficar preso à mentalidade de “colecionar e negligenciar”. Suas pranchas de surfe têm personalidade e querem ser usadas, portanto, se o senhor achar que tem mais do que pode usar e que há pranchas que ficam por anos acumulando poeira em um canto, considere doá-las para aquele garoto da rua que descobriu o surfe há pouco tempo. Quem sabe, em alguns anos, ele poderá emprestar ao senhor as pranchas do quiver DELE!

Dica profissional: Se o senhor for um surfista iniciante ou iniciante/intermediário, confira este guia sobre o Melhores pranchas de surfe para iniciantes. O guia inclui recomendações de pranchas de surfe e detalha a melhor maneira de fazer a transição de uma prancha mais longa para uma prancha mais curta.

Dúvidas sobre o formato das pranchas de surfe ou sobre o tamanho da prancha que o senhor deve comprar?

Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

You may also like...