21 melhores marcas de surfe / As principais marcas de roupas de surfe em 2023

As marcas de surfe sempre foram parte integrante do estilo de vida na praia. Na verdade, muitas dessas marcas ajudaram a moldar não apenas a indústria do surfe, mas todo o esporte em si. Desde a criação de calções de banho, biquínis de surfe, roupas de mergulhoAs marcas de surfe têm ajudado a moldar a nossa cultura por mais de meio século, desde o patrocínio de eventos de campeonatos e dos melhores atletas do mundo, até roupas de surfe e outros itens essenciais para o surfe.

Muitas das maiores marcas transcenderam o setor de surfe como um todo, tornando-se nomes conhecidos em todos os EUA e expandindo-se para uma variedade de esportes radicais, artes, festivais de música e outros gêneros da cultura pop.

Mas, independentemente de seus sucessos individuais, as marcas de surfe realmente importantes – aquelas às quais os verdadeiros surfistas recorrem quando precisam de equipamentos de surfe de verdade – têm valores semelhantes como base: Elas foram criadas por pessoas que vivem e respiram o surfe e que financiaram essa busca ao longo da vida criando as mesmas coisas que ajudam o resto de nós a passar o tempo na água.

Aqui estão 21 das melhores marcas de surfe, desde as mais antigas do setor até algumas das marcas mais novas e interessantes que chegaram ao mercado nos últimos anos.

MELHORES MARCAS DE SURFE

As marcas de surfe da nova escola

Outerknown

kelly slater usando boardshorts da marca de surfe outerknownkelly slater usando boardshorts da marca de surfe outerknown

RAÍZES: Fundada por Kelly Slater e John Moore em Los Angeles, Califórnia, em 2015.

Como o maior surfista de todos os tempos e o rosto de longa data da icônica marca de surfe Quiksilver, praticamente tudo o que Kelly Slater faz recebe o máximo de publicidade. Portanto, quando Slater anunciou que estava deixando a Quik e começando sua própria marca, o mundo inteiro do surfe começou a falar. No ano seguinte, Slater lançou Outerknown, uma colaboração com o aclamado designer John Moore que enfatiza a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Uma linha de moda de alto padrão que utiliza tecidos e linhas criados a partir de redes de pesca recicladas e outras fontes ambientalmente corretas, Outerknown se diferencia das marcas de surfe tradicionais por meio de sua filosofia, qualidade e preço. Dito isso, qualquer empresa fundada por Kelly Slater é, no fundo, uma empresa de surfe, e a Outerknown solidificou sua credibilidade nas ruas ao patrocinar um punhado de eventos de turnês mundiais. Em 2019, a empresa também se expandiu para incluir uma linha feminina.

Roark Revival

Surfista em um barco observando as ondas usando boardshorts da marca de surfe Roark RevivalSurfista em um barco explorando ondas usando boardshorts da marca de surfe Roark Revival

ROOTS: A Roark foi fundada por Ryan Sirianni e Ryan Hitzel em Orange County, Califórnia, em 2009.

Como muitas das marcas mais novas do setor, Roark Revival foi criada por uma dupla de criativos com experiência comprovada no mercado de roupas de surfe. Os fundadores Hitzel e Sirianni acreditam muito em contar histórias e criaram a Roark para refletir essa paixão, direcionando a marca não apenas para a aventura ao ar livre, mas também para as histórias que se desenvolvem durante essa busca.

A Roark começou pequena, mas logo teve espaço em vitrines de uma grande variedade de varejistas do setor de surfe, como Patagonia, Wavelengths e Wetsand. A empresa começou a crescer rapidamente, estabelecendo sua própria credibilidade e trazendo uma equipe de ávidos aventureiros de diversas disciplinas, com o surfe sempre no centro.

Desde o início, a marca tem se esforçado para representar o surfe e as viagens de surfe como eles realmente são, em vez de apresentar a versão “caiada de branco” que os fundadores achavam que muitas das grandes marcas haviam adotado. Hoje, Roark está no centro da subcultura temática do surfe/aventura, impulsionando a inovação e apresentando uma estética alternativa para aqueles que amam o surfe, mas também muito mais.

A Roark Revival faz uma coleção de produtos duráveis e robustos – tudo, desde boardshorts e abotoaduras até mochilas resistentes e canivetes.

Nixon

surfista profissional john john florence usando relógio de surfe da nixonsurfista profissional john john florence usando relógio de surfe da nixon

RAÍZES: Fundada por Andy Laats e Chad DiNenna em Encinitas, Califórnia, em 1997.

Em um setor dominado por vestuário, Nixon destaca-se como um fabricante dedicado de relógios e acessórios finos. Criada por dois empresários com ampla experiência na esfera dos esportes de ação, a Nixon logo atraiu a atenção da Billabong, que adquiriu a marca em 2006, transformando a Nixon na primeira empresa de “relógios de surfe”. Nixon passou a patrocinar inúmeros surfistas, praticantes de snowboard e eventos de turismo, ganhando credibilidade entre os consumidores e estabelecendo-se como uma marca sólida no espaço do surfe e dos esportes de ação.

Em 2012, a Nixon se separou da Billabong para se tornar mais uma vez uma marca independente. Além de seu foco em relógios premium para homens e mulheres, a Nixon também produz uma linha completa de bolsas, artigos de couro e acessórios.

Vuori

Homem e mulher caminhando com pranchas de surfe usando roupas VuoriHomem e mulher andando com pranchas de surfe usando roupas Vuori

RAÍZES: Fundada por Joe Kudla em Encinitas, Califórnia, em 2013.

Originalmente lançada para preencher a lacuna de boas roupas de ioga para homens, o surfista/fundador Joe Kudla e sua equipe evoluíram rapidamente Vuori para refletir suas raízes na área de San Diego, expandindo-se para uma marca de alta qualidade para fitness, esportes e surfe para homens e mulheres, que é tão confortável na praia quanto no estúdio de ioga.

A Vuori ganhou popularidade rapidamente graças aos designs inteligentes e versáteis que funcionam durante todo o dia – desde a aula de ioga, passando pelo surfe, até tomar uma cerveja com os amigos. Pense em boardshorts com as características de roupas esportivas, como absorção de umidade, antiodor, secagem rápida, presilhas e elasticidade de 4 vias. Além disso, tecidos de desempenho supermacios (seus calças de corrida masculinas e corredores femininos são algumas das calças mais confortáveis de todos os tempos).

Com base em um compromisso com a fabricação ética, a sustentabilidade e a compensação de 100% da pegada de carbono, a Vuori é uma calça de bem-estar para pessoas ativas que amam o movimento tanto quanto amam o ar livre.

Revista Banks

roupas coloridas da marca de surfe banks journalroupas coloridas da marca de surfe banks journal

ROOTS: Fundada por Masa Shibahara, Motoo Noda, Tim Cochran e Rama McCabe em Los Angeles, Califórnia, em 2013.

Uma colaboração nascida da fusão da cultura de surfe australiana e japonesa, Jornal Banks é uma criação de Masa Shibahara e Motoo Noda, de Tóquio, e Tim Cochran e Rama McCabe, de Byron Bay. A marca nasceu para celebrar o estilo de vida litorâneo, mesclando estilo e funcionalidade com sustentabilidade.

Um relativamente recém-chegado à nova era da moda de inspiração retrô, Revista Banks reforçou sua publicidade e aprimorou sua estética com a ajuda do piloto da equipe Jared Mell, que é considerado um dos melhores madeireiros do mundo e um mestre de estilo de boa-fé. Por meio de um compromisso com a moda, a utilidade e a consciência ambiental, a marca rapidamente se tornou líder na subcultura do surfe neo-hip.

Ritmo

roupas de surfe da Rhythm Surf Companyroupas de surfe da Rhythm Surf Company

RAÍZES: Fundada por Neal Purchase, Jr. e Jamal Gray em Burleigh Heads, Austrália, em 2003.

Neal Purchase Jr. é uma lenda do surfe australiano da costa leste, um shaper renomado, um entusiasta de pranchas de surfe alternativas e um dos surfistas de ondas mais estilosos da história do nosso esporte. Em 2003, ele também se tornou o cofundador da Ritmo – de uma das mais novas marcas alternativas de surfe, ajudando a abrir caminho para o movimento neo-hipster que acabaria por redefinir o setor de surfe.

Inspirado no surfe, nas viagens, na arte e na música, Ritmo está sediada no centro do setor de surfe australiano, em Burleigh Heads, mas espalhou sua mensagem pelo mundo e se tornou parte integrante do novo movimento global de moda de estilo de praia.

A linha masculina da Rhythm tem tudo a ver com o estilo discreto da velha escola, e a feminina tem inspiração retrô com um toque de boho. O senhor gosta.

Patagônia

mulher surfando onda grande - usando roupa de surfe da patagôniamulher surfando onda grande - usando roupa de surfe patagônia

RAÍZES: Fundada por Yvon Chouinard em Ventura, Califórnia, em 1972.

Quando Yvon Chouinard começou Patagônia no início da década de 1970, não tinha nada a ver com surfe. Era uma empresa de escalada em rocha – uma das empresas originais de escalada em rocha – e rapidamente evoluiu para uma empresa líder em roupas para esportes ao ar livre.

Com base na missão de fabricar o melhor produto, não causar danos desnecessários e usar os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental, a Patagonia se recusou a abrir o capital e, em vez disso, permaneceu como uma B Corp privada que se mantém em padrões semelhantes aos de uma organização sem fins lucrativos.

surfista pulando no oceano usando roupa de mergulho da patagôniasurfista pulando no oceano usando roupa de mergulho da patagônia

Depois de se envolver com o surfe durante anos (Chouinard é um surfista apaixonado), a Patagonia adicionou seus primeiros embaixadores do surfe à equipe em 2010, quando a marca contratou Keith, Chris e Dan Malloy – três irmãos que estavam na vanguarda da progressão do surfe e que viriam a moldar a cultura do surfe com seus filmes, livros e colaborações com celebridades do surfe, como o músico Jack Johnson.

Um pouco mais de uma década depois, Patagônia se posicionou como uma das principais marcas de surfe, com uma enorme equipe de embaixadores talentosos, uma biblioteca com alguns dos melhores filmes de surfe já feitos e uma gama de roupas de mergulho, bermudas e trajes de banho para homens e mulheres que são tão conscientes quanto ao meio ambiente quanto bem feitos.

Irmãos Howler

Surfistas carregando o carro para uma viagem de surfe - usando a marca de surfe Howler BrothersSurfistas carregando o carro para a viagem de surfe - usando a marca de surfe Howler Brothers

RAÍZES: Fundada por Chase Heard e Andy Stephanian em Austin, Texas, em 2010.

Uma raridade quando se trata de marcas de surfe bem-sucedidas, Irmãos Howler é uma marca da Costa do Golfo construída com as vibrações da Costa Leste, com um nome inspirado na Costa Rica! Os fundadores Chase Heard e Andy Stephanian cresceram surfando e pescando na Flórida e na Virgínia, mas agora estão ambos sediados em Austin, Texas, onde administram uma marca que se destaca no setor de surfe devido à sua vibração de raízes e de águas remotas.

Inspirados pelo uivo incessante dos macacos bugios que Chase e Andy ouviam durante as viagens de surfe na Costa Rica, a Howler Brothers cria uma coleção de roupas de qualidade de tiragem limitada baseada no estilo de vida litorâneo. Não importa se o senhor está atrás de um swell em South Padre Island, fazendo shore-casting no delta, explorando a América Central ou simplesmente curtindo uma cerveja ao lado de uma fogueira na praia, a Howler Brothers se encaixa perfeitamente.

Vissla

Surfista em uma onda grande usando VisslaSurfista em uma onda grande usando Vissla

ROOTS: Fundada por Paul Naude em Aliso Viejo, Califórnia, em 2013.

Como ex-chefe das operações da Billabong nos EUA, Vissla o fundador Paul Naude estava pronto para mudar o foco e fazer algo diferente. Abandonando o modelo de grandes caixas, de capital aberto, e buscando algo mais holístico e orgânico, ele fundou a Vissla em 2013, em sintonia com o movimento ride-everything/surf-everything.

Inspirando-se no que ele chama de “criadores e inovadores”, a marca Naude enfatiza o estilo, a função, a arte e a sustentabilidade, e apoia uma equipe repleta de alguns dos personagens mais interessantes do surfe, desde o cientista/desmontador Cliff Kapono e o campeão mundial de ondas grandes Grant “Twiggy” Baker até o fotógrafo Jeremiah Kline e o artista/desenhista Thomas Campbell.

A estética da Vissla é composta por partes iguais de função e moda, com uma linha elegante de roupas masculinas, shorts de prancha e roupas de mergulho de alta qualidade. Utilizando neoprene ecologicamente correto e tecidos de coco reciclados, Vissla busca “proteger e surfar”, comprometendo-se a encontrar maneiras mais sustentáveis de criar produtos de qualidade para os surfistas mais exigentes.

Brixton

roupas de surfe masculinas da brixtonroupa de surfe masculina brixton

RAÍZES: Fundada por David Stoddard em Oceanside, Califórnia, em 2004.

A marca de roupas de rua Brixton teve um início pequeno e despretensioso na garagem de David Stoddard, onde o plano original era simplesmente fazer um chapéu. O chapéu no estilo “newsboy” logo ganhou força com o público local e, em poucos anos, a marca com um nome inspirado no The Clash se tornou um fenômeno global.

Além de fabricar uma enorme coleção de chapéus (de fedoras a bonés e gorros), a Brixton tem linhas completas de roupas para homens e mulheres.

Focada em partes iguais em arte, música, exploração e aventura, Brixton tornou-se uma “marca de surfe” por associação, e não por intenção – embora a equipe por trás das linhas sempre tenha estado profundamente imersa na cena de praia do sul da Califórnia.

Misturando moda e autoexpressão com o ethos de “marinheiros e aviadores, cowboys e trabalhadores”, a Brixton é um movimento de contracultura que tomou de assalto a cultura do surfe. Em outras palavras, é um reflexo perfeito do estilo de vida dos surfistas em geral.

Wellen

homem segurando prancha de surfe usando suéter da wellen surf companyhomem segurando prancha de surfe usando suéter da wellen surf company

RAÍZES: Fundada por Matthew Jung em Los Angeles, Califórnia, em 2007.

Originalmente uma marca de pranchas de surfe na área de Los Angeles, Wellen expandiu-se rapidamente para incluir uma linha de fios de qualidade e conquistou um público dedicado. Ao evoluir de uma empresa de pranchas de surfe para uma marca premium de estilo de vida costeiro, a Wellen atraiu a atenção de grandes varejistas e acabou sendo adquirida pela varejista on-line (e fornecedora de equipamentos muito legais) Huckberry.

A Huckberry manteve o compromisso da Wellen com uma estética voltada para a praia e, ao mesmo tempo, levou a marca a novos níveis de sustentabilidade. Toda a linha é fabricada com tecidos reciclados, orgânicos ou certificados pela Bluedesign em fábricas ambientalmente conscientes que reciclam praticamente tudo o que está envolvido no processo de criação, desde a água até as sobras de tecido. Por meio do uso de materiais duráveis e confortáveis, como o cânhamo, Wellen produz peças que duram, em estilos atemporais e casuais.

Mollusk

Interior da loja de surfe MolluskInterior da loja de surfe Mollusk

RAÍZES: Fundada por John McCambridge em São Francisco, Califórnia, em 2005.

Inaugurada em 2005, no coração do renascimento do “ride everything” e de uma nova apreciação por produtos artesanais de artesãos talentosos, Mollusk Surf Shop em São Francisco, resumiu a nova estética do surfe.

Com sua loja retrô-fantástica e estocando uma grande variedade de pranchas moldadas à mão que celebravam os designs de épocas passadas, a Mollusk suavizou as bordas de uma cultura de surfe que havia sido definida por um ethos punk rock nos anos 1990. Logo, pessoas de toda a Costa Oeste estavam surfando em troncos tradicionais, fazendo high-lining com pranchas retrô e relaxando com shorts de prancha na altura da coxa. Desde então, Molusco continuou a difundir o apreço pela história do surfe e por tudo o que é groovy.

A Mollusk acabou abrindo outras lojas em Venice Beach e Santa Barbara e lançou uma linha de roupas com coleções para homens, mulheres e crianças. As coleções são uma interpretação moderna do estilo de surfe dos anos sessenta/setenta – pense em descontração, tons terrosos sutis e frescor sem esforço.

As marcas de surfe OG

Hurley

o surfista profissional filipe toledo surfando o barril usando boardshorts da marca hurley surfo surfista profissional filipe toledo surfando o barril usando boardshorts da marca hurley surf

RAÍZES: Fundada por Bob Hurley em Costa Mesa, Califórnia, em 1979.

Enquanto Hurley não se tornou um nome conhecido até 1999, a empresa foi tecnicamente fundada 20 anos antes, quando Bob Hurley criou a empresa de pranchas de surfe e design no sul da Califórnia. Cinco anos depois, Bob Hurley adquiriu os direitos norte-americanos da Billabong, que dirigiu até 1998, quando foi tomada a decisão de não renovar os direitos. Em 1999, Bob pegou sua empresa original, a Hurley Surfboards, e a expandiu para a Hurley International, que rapidamente se tornou uma das principais marcas de roupas de surfe do setor.

Embora a propriedade da empresa tenha mudado algumas vezes, a Hurley continua sendo uma das maiores e mais respeitadas marcas de surfe e patrocina alguns dos maiores surfistas do mundo, como Kolohe Andino, Felipe Toledo e Carissa Moore.

Além de linhas de roupas e trajes de banho para homens, mulheres e crianças, Hurley também produz uma linha de roupas de mergulho e boardshorts premiados. A Hurley levou para casa o prêmio SIMA “Boardshort of the Year” por cinco anos consecutivos por sua linha inovadora de boardshorts Phantom.

Katin

Surfista praticando longboard com boardshorts KatinSurfista praticando longboard com boardshorts da Katin

RAÍZES: Fundada por Walter e Nancy Katin em Surfside, Califórnia, em 1959.

Katin tem uma história única e colorida. Em 1954, Walter e Nancy Katin abriram uma empresa chamada Kanvas by Katin, que criava capas de lona para barcos. Suas capas eram notoriamente resistentes e, depois de alguns anos, alguns amigos pediram aos Katin que usassem suas lonas para fazer calções para barcos.

Os shorts se mostraram duráveis e populares, mas Walter decidiu continuar a se concentrar nas capas para barcos. Mas tudo mudou quando o jovem Corky Carroll entrou em sua loja e pediu a Walter que lhe fizesse alguns calções de lona para surfar. Corky Carroll logo se tornou o primeiro surfista profissional do mundo, e Katin logo se tornou o primeiro nome do setor de shorts de lona da Califórnia.

Na década de 1960, os Katins eram parte integrante da cultura do surfe convencional. Walter faleceu em 1967, mas Nancy manteve a marca viva, e os shorts Katin foram usados por alguns dos melhores e mais respeitados surfistas do mundo, incluindo Gerry Lopez, Shaun Thomson e Eddie Aikau. Nancy administrou o negócio na mesma loja até 1986, quando faleceu. A marca Katin foi deixada para Sato Hughes, a costureira original da empresa, que deu continuidade à tradição e lidera a Katin da mesma loja hoje.

A Katin ainda fabrica seus famosos calções de surfe e expandiu-se para uma linha de camisetas gráficas estilosas, camisas, flanelas, chapéus e outros acessórios aprovados pelos surfistas.

O’Neill

mulher surfando em uma onda grande usando uma roupa de mergulho da oneillmulher surfando onda grande usando uma roupa de mergulho da oneill

RAÍZES: Fundada por Jack O’Neill em São Francisco, Califórnia, em 1952.

O’Neill foi fundada na década de 50 pelo Sr. Jack O’Neill, um homem que se tornou uma verdadeira lenda do surfe. Ele abriu a primeira loja de surfe do mundo em 1952 e inventou a roupa de mergulho, e seu filho Pat é considerado o inventor do leash de surfe. Entre os dois, os O’Neills abriram uma enorme quantidade de litoral para o surfe com suas invenções inovadoras.

A loja de Jack acabou se mudando para Santa Cruz na década de 1960, onde dominou o setor de surfe americano nos 40 anos seguintes. Hoje, O’Neill continua sendo uma das marcas mais respeitadas do setor, com uma equipe célebre de embaixadores e alguns dos melhores neoprene em oferta.

Vans

Tênis Vans cinza com listra brancaTênis Vans cinza com faixa branca

RAÍZES: Fundada por Paul Van Doren e Jim Van Doren em Anaheim, Califórnia, em 1966.

Inaugurada em meados da década de 1960, a empresa Van Doren Rubber criava seus calçados no local e os vendia diretamente ao público, o que a tornava única entre os fabricantes de calçados. O modelo nº 44 tornou-se o tênis de assinatura da empresa (agora conhecido como Authentic™) e a colocou no mapa dos skatistas (a maioria dos quais também era surfista). Pouco tempo depois, a empresa adotou o nome House of Vans.

Em 1982, Vans tornou-se popular quando o personagem Jeff Spicoli, de Sean Penn, usou um par de Vans Slip-Ons no filme Fast Times at Ridgemont High. Nessa época, a Vans havia adotado o slogan “Off the Wall” e se tornado uma marca de surfe estabelecida.

Ao longo dos anos, Vans patrocinou e depois comprou os direitos da Warped Tour, adquiriu os direitos de ser a patrocinadora da Triple Crown of Surfing e patrocinou surfistas icônicos como Joel Tudor, Dane Reynolds, John Florence e os irmãos Gudauskas, tornando-a uma das marcas mais importantes do mundo do surfe.

Além de suas linhas de calçados masculinos e calçados femininosA Vans criou linhas de roupas para homens, mulheres e crianças, e a botas de snowboard.

Rip Curl

equipe de surfe feminino da rip curl caminhando com pranchas de surfeequipe feminina de surfe da rip curl caminhando com pranchas de surfe

ROOTS: Fundada por Doug Warbrick e Brian Singer em Torquay, Austrália, em 1969.

Uma das marcas mais antigas e respeitadas do surfe, Rip Curl começou em uma garagem em Torquay, onde Doug Warbrick e Brian Singer começaram a moldar pranchas em 1969. Pouco tempo depois, Alan Greene juntou-se à equipe e eles começaram a fabricar roupas de mergulho para complementar as pranchas.

Em 1980, a marca mudou-se para sua sede atual na Torquay Highway e, nessa época, já havia se tornado líder no setor de surfe australiano e patrocinava o evento da turnê mundial de Bells Beach (que se tornou o evento profissional mais antigo do mundo). O programa “The Search” da Rip Curl se tornou sinônimo de exploração e viagem de surfe, e mostrou o surfe de Tom Curren durante o auge de sua popularidade e talento.

Hoje, Rip Curl é líder global em roupas de mergulho e vestuário de surfe e possui uma das equipes mais fortes de atletas patrocinados na água, incluindo Gabriel Medina, Mick Fanning, Tyler Wright, Owen Wright, Bethany Hamilton, Conner Coffin, Mason Ho e, é claro, o eterno Tom Curren. A marca e a equipe continuam a buscar novas ondas no mundo e a apoiar a comunidade de surfe de Torquay/Bells Beach.

Quiksilver & Roxy

surfista profissional jeremy flores em barril usando boardshorts da quicksilvero surfista profissional jeremy flores em um barril usando quicksilver boardshorts

RAÍZES: Fundada por Alan Greene e John Law em Torquay, Austrália, em 1973.

Os primeiros anos da indústria do surfe foram uma época de crescimento e mudanças constantes, com grande parte da inovação vindo de um pequeno grupo de amigos e aquaristas dedicados. Depois que Doug Warbrick, Brian Singer e Alan Greene estabeleceram a Rip Curl, Alan se ramificou no início da década de 1970 para iniciar a Quiksilver, com Warbrick e Singer atuando como parceiros iguais na nova marca. Warbrick e Singer acabaram vendendo suas ações para Greene a fim de se concentrarem mais na Rip Curl, enquanto Greene dirigia a Quik com a ajuda de seu novo sócio John Law.

A Quiksilver inicialmente se concentrava em shorts de prancha, mas rapidamente se tornou a maior marca de roupas de surfe do mundo, com seu logotipo “mountain wave” tornando-se praticamente sinônimo de surfe. Em 1984, Jeff Hakman e Bob McKnight trouxeram a empresa para os EUA, onde ela rapidamente passou a dominar o mercado, graças, em grande parte, ao piloto da equipe Kelly Slater. Então, em 1991, a Quiksilver lançou sua linha feminina, Roxy, que patrocinou a poderosa competidora Lisa Anderson e foi a grande responsável pela explosão do surfe feminino na década de 1990.

stephanie gilmore usando biquíni roxystephanie gilmore usando biquíni roxy

Hoje, Quiksilver continua sendo um dos líderes da indústria do surfe, possuindo várias empresas subsidiárias, patrocinando eventos de turnê mundial e empregando uma equipe líder de atletas. Jeremy Flores, Mikey Wright, Kanoa Igarashi e Leo Fioravanti lideram a equipe Quik, enquanto Roxyinclui as campeãs mundiais Steph Gilmore, Lisa Anderson e Kelia Moniz, além de jovens iniciantes como Caroline Marks.

Billabong

billabong surfistas observando o surfesurfistas da billabong observando o surfe

RAÍZES: Fundada por Gordon Merchant em Burleigh Heads, Austrália, em 1973.

Contemporâneo e concorrente de longa data da Quiksilver, Billabong dominou o surfe na década de 1990 e no início dos anos 2000, graças ao desempenho de pilotos de equipes como Andy Irons e Shane Dorian, mas a marca tem raízes muito mais antigas.

Quando Gordon Merchant fundou a Billabong em 1973, ele se propôs a produzir calções e roupas de qualidade para os surfistas de NSW e da Gold Coast, mas a empresa rapidamente ultrapassou a região e se tornou uma marca global. A Billabong acabou se expandindo para criar vários outros acessórios de surfe e esportes de prancha por meio de subsidiárias como a Von Zipper, Honolua, Xcel, Sector 9 e RVCA.

josie prendergast longboarding - vestindo Billabong Womensjosie prendergast longboarding - vestindo Billabong Womens

Billabong enfrentou dificuldades financeiras no início da década de 2010, mas nunca perdeu sua credibilidade nas ruas e retornou à lucratividade em 2014. Embora tenha sido adquirida pela Boardriders, Inc. (atual proprietária da Quiksilver) em 2018, as duas empresas australianas de pranchas curtas originais mantiveram sua autonomia e continuam a atuar como gigantes do setor, detendo uma grande porcentagem da participação no mercado e simbolizando o estilo de vida do surfe para uma grande parte da população do surfe.

Volcom

Surfista realizando manobra aérea em onda grande à noite - da marca de surfe VolcomSurfista realizando manobra aérea em onda grande à noite - da marca de surfe Volcom

ROOTS: Fundada por Richard Wolcott e Tucker Hall em Orange County, Califórnia, em 1991.

Posiciona-se como uma alternativa menos convencional e anti-establishment à hegemonia corporativa da Billabong/Quiksilver, Volcom ganhou popularidade rapidamente no início dos anos 90 com a ajuda de pilotos de equipes superestrelas, como Bruce Irons.

Nos primeiros anos, a Volcom era uma marca de garagem, com as vendas sendo realizadas no quarto de Tucker em Huntington Beach e a sede da empresa no quarto de Richard em Newport. A marca era composta por partes iguais de surfe, snowboard e skate, e atraía a juventude desencantada dos anos 90, que estava cansada do ethos convencional e limpo da indústria do surfe moderno.

Nos últimos 30 anos, a Volcom cresceu e se tornou uma das maiores marcas de surfe dos EUA, sempre mantendo sua imagem de contracultura, em grande parte por meio de campanhas de marketing criativas e uma equipe de individualistas anti-establishment que fogem da norma em busca de sua própria agenda – surfistas como Noa Deane, Ryan Burch, Ozzie Wright, Gavin Beschen, Dusty Payne e Nate Tyler.

Embora as marcas de garagem tenham dado lugar a marcas de butique na década de 2010, Volcom mantém seu apelo e sua posição no setor, e continua a patrocinar grandes eventos, como o Volcom Pipe Pro.

RVCA

camisetas coloridas, shorts, boné e toalha da empresa de surfe RVCAcamisetas coloridas, shorts, boné e toalha da empresa de surfe RVCA

RAÍZES: Fundada por Pat Tenore e Conan Hayes em Costa Mesa, Califórnia, em 1999.

A primeira das marcas de surfe “alternativas” que foram além de um ethos de surfe puro e se ramificaram nas cenas de arte, música e skate, RVCAo slogan da RVCA, “o equilíbrio dos opostos”, passou de um movimento incipiente a um elemento básico do setor. Embora a marca tenha sido comprada pela Billabong em 2010, ela manteve sua credibilidade nas ruas e uma equipe de ciclistas que a diferenciam ativamente da estética corporativa e limpa de marcas de capital aberto, como Billabong e Quiksilver.

Embora o V e o A no nome da marca simbolizem o equilíbrio de opostos que seus fundadores tanto valorizam, a marca na verdade se pronuncia “rew-ka”, com o V servindo foneticamente como um “u”. Atualmente, conta com uma equipe de surfistas, skatistas, artistas e lutadores de MMA de nível internacional, RVCA pode ser visto em surfistas como Kala Alexander, Makua Rothman e Sage Erickson.

Quais são suas marcas de surfe favoritas?

Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

You may also like...