20 Nov Qual é a melhor época para surfar na América Central?

surfe nas regiões da américa central

Nosso convidado Ulrich, março de 2019 na Costa Rica

Temporadas de surfe na América Central para as costas do Pacífico e do Caribe

  1. Temporada de surfe na América Central na costa do Pacífico é melhor para surfistas iniciantes e intermediários, com ondas menores de dezembro a meados de abril. Os beach breaks terão as melhores condições de surfe durante esses meses. De meados de abril a novembro, o oceano Pacífico recebe ondas mais consistentes, o que é ideal para surfistas experientes.
  2. Temporada de surfe na América Central na costa do Caribe vai de dezembro a março (Bocas del Toro, Isla Grande no Panamá; Puerto Viejo) e essa região também recebe alguns swells em julho. Lembre-se de que as praias da costa do Caribe têm mais pontos voltados para surfistas mais avançados com um nível de habilidade mais elevado.

best-time-to-surf-central-america

(Costa do Pacífico | Gráfico de Magicseaweed.com)

melhor-mês-iniciante-surf-costa-rica-na-américa-central

Nosso convidado Alexis, 29 de janeiro de 2020. Podemos ver que as ondas estão na altura dos joelhos e ombros em nosso típico ponto para iniciantes na Costa Rica

A “estação seca” da Costa do Pacífico (sol & amp; ondas menores e divertidas)

A A costa do Pacífico da América Central experimenta duas estações: uma “estação úmida” e uma “estação seca”.

Considerada a melhor para surfistas iniciantes aprenderem, praticarem e progredirem.

A água pode ser bastante fria entre janeiro e março, portanto, traga uma roupa de mergulho de 1 ou 2 mm se estiver planejando surfar no sul da Nicarágua, da fronteira com a Nicarágua até Pochomil: (playa Maderas, playa Remanso, playa Gigante, playa Colorado) e norte da Costa Rica (entre Witches Rock, Tamarindo, Playa Grande, Nosara, Playa Guiones, Samara, Santa Teresa, Malpais Jaco, Playa Hermosa).

Pelo menos o senhor não precisará de uma roupa de mergulho de 3-4 mm para surfar, como na costa leste dos EUA – é muito mais fácil remar!

Dicas de surfe: Se for sua primeira vez surfando na América Central, reservar uma semana fora de uma cidade turística de surfe, por exemplo, em um dos muitos acampamentos de surfe localizados fora dos destinos de surfe mais populares, pode ajudá-lo a pegar ondas menos lotadas e, portanto, melhorar mais rapidamente.

Outros picos de surfe populares em torno de cidades de surfe como Sunzal (El Tunco), Punta Roca (La Libertad) em El Salvador, Puerto Escondido e La Punta em Oaxaca, México, Playa Venao (Panamá) e Santa Catalina (Panamá) têm água quente o ano todo e ótimas ondas para surfe.

Planejando sua viagem de surfe na América Central

Escolha seu destino de surfe com base no seu nível de habilidade e nos objetivos da viagem.

É uma boa ideia escolher o destino de surfe de acordo com seu nível de habilidade e os objetivos da viagem (festa versus surfe no início da manhã, antes que as multidões apareçam).

O senhor não quer passar a noite em festas quando o swell deve chegar na manhã seguinte. Verifique a previsão de surfe e planeje os dias em que vai surfar e os dias em que vai “descansar”.

Também não se esqueça de itens essenciais para uma viagem de surfe antes de surfar na América Central!

  • San Juan del Sur – Nicarágua
  • El Tunco – El Salvador
  • Tamarindo – CR
  • Jaco – CR

Se o senhor é um surfista iniciante que está indo para a Costa Rica, confira nossa lista de dicas para surfistas iniciantes na Costa Rica!

Melhores pontos da América Central para o surfe avançado

  • Puerto Escondido – México
  • Punta Roca – El Salvador
  • Playa Colorado – Nicarágua
  • Witches Rock – Costa Rica
  • Playa Hermosa – Costa Rica
  • Santa Catalina – Panamá

A melhor vida noturna nas populares cidades de surfe da América Central

  • Playa Venao – Panamá
  • Bocas del Toro – Panamá
  • Tamarindo – CR
  • Santa Teresa – CR
  • El Tunco – El Salvador

Surfe em San Juan del Sur

San Juan del Sur é muito famosa como destino turístico de surfe na Nicarágua. É bom saber que não há surfe diretamente nessa cidade de surfe. Normalmente, o senhor terá de encontrar transporte para os pontos de surfe próximos, a cerca de 20 minutos de carro para cada lado. Playa Remanso e Playa Hermosa são melhores para iniciantes. A Playa Maderas é melhor para surfistas iniciantes com experiência e para surfistas intermediários porque as ondas costumam ser um pouco mais fortes.

Ao surfar nessa parte da América Central, há algumas dicas que o senhor deve lembrar.

Dicas de surfe: Usar um top de 1-2 mm também ajudará as costelas e a pele se o senhor estiver começando a surfar ou se não surfa há algum tempo.

Caso contrário, o atrito com a prancha pode causar erupções e irritação na barriga se o senhor não estiver acostumado.

A boa notícia é que, durante esse período, há um fenômeno de ventos offshore que deixa as ondas cristalinas!

O vento pode ser forte às vezes, mas geralmente se acalma no final de março, depois do qual o senhor pode deixar a roupa de mergulho em casa.

Até o final de abril, a água é quente (com exceção do norte da Nicarágua e do sul da Costa Rica) e o clima é agradável!

Portanto, se for sua primeira vez no surfe e estiver procurando por um bom clima primeiro, opte por uma viagem entre janeiro e abril na costa do Pacífico. Em seguida, pesquise no Google Maps as áreas de surfe da América Central sem muitos acampamentos de surfe.

Bocas del Toro e Puerto Viejo (somente surfistas experientes em Salsa Brava) são uma excelente opção para surfar boas ondas no inverno (dezembro a março) se o senhor quiser evitar as multidões do Havaí.

Onde surfar na América Central sem roupa de mergulho

Se a ideia de usar neoprene durante suas férias lhe dá arrepios, não se preocupe, pois a parte sul da Costa Rica, onde nossa acampamento de surfe a temperatura da água é sempre tropicalmente quente.

A senhora poderá ir à praia e surfar de biquíni ou de prancha curta durante suas férias, mesmo que venha entre dezembro e março, ao contrário do norte (Nosara, Tamarindo) e do sul da Nicarágua (San Juan del Sur, playa Colorado e Popoyo).

Dicas de surfe para meninas: Leve um par de leggings para evitar irritação nos joelhos e na parte interna das coxas e para proteger a parte de trás das pernas do sol quando estiver surfando entre 9h e 15h.

O protetor solar oleoso na parte de trás dos joelhos não será seu melhor amigo, pois deixará os trilhos da prancha escorregadios.

Em que meses o senhor pode surfar na Costa Rica?

Pensando em planejar uma viagem de surfe para a Costa Rica para vir e experimentar alguns Pura Vida?

Os melhores meses para o surfe em várias regiões são os seguintes:

Costa do Caribe: Dezembro a março, com uma curta temporada de surfe em julho.

Costa do Pacífico Norte (Guanacaste): Novembro a março

O surfe é razoavelmente consistente durante todo o ano, com ondas maiores durante a estação chuvosa (especialmente em Puntarenas). Entretanto, alguns dos melhores pontos de surfe ficam inacessíveis na estação chuvosa devido a estradas de terra intransitáveis.

A estação seca é a preferida no norte porque os offshores são mais frequentes, as estradas são melhores e há boas ondas no lado caribenho e na parte norte do país.

Central Pacific & Costa Sul (Dominical, Península de Osa, Pavones):

Dezembro a abril para surfistas iniciantes.

Maio a outubro para surfistas intermediários/experientes.

Na estação seca, a parte central ainda é muito exuberante e verde, enquanto a parte norte é seca e empoeirada.

Riscos ambientais

Os tubarões estão presentes, mas nenhum ataque de tubarão foi registrado nos últimos 10 anos.

Alguns raros ataques de crocodilos foram registrados na parte norte da Costa Rica, na foz do rio entre Tamarindo e Playa Grande, devido às empresas de turismo que infelizmente alimentam os crocodilos para atraí-los para seus turistas.

A qualidade da água é geralmente boa, mas o senhor deve ter cuidado perto da foz dos rios após uma grande chuva.

Surfe no litoral da América Central

Longos point breaks e amplos trechos de beach breaks caracterizam a maior parte do litoral.

O lado caribenho é conhecido pelos recifes de coral e pelas ondas pesadas nas praias. Além disso, essa região oferece as melhores ondas de dezembro a março. Além disso, Isla Colon e Puerto Viejo são conhecidos por sua vibrante vida noturna.

O lado do Pacífico, aqui as manhãs são tipicamente offshore, o que faz com que seja o melhor momento para surfar devido às multidões menores e às temperaturas mais frescas.

A parte norte do país – da fronteira com a Nicarágua até a praia de Jaco – é mais seca do que a parte sul.

Na estação seca, a parte sul ainda é muito exuberante e verde, enquanto a parte norte é seca e empoeirada.

Surfe na América Central durante a “estação verde”

A “estação verde” é a melhor época para obter grandes ondas com dias ensolarados e chuvas ocasionais. Assim, os swells consistentes são ideais para todos os níveis de surfistas.

Durante essa estação, as ondas são regulares e os ventos são mais calmos na costa do Pacífico. As temperaturas da água permanecem quentes durante todo o ano, eliminando a necessidade de roupa de mergulho. Exceto em Bocas del Toro, onde os ventos são mais irregulares.

Se a sua prioridade é surfar ondas grandes, essa é a melhor época para viajar. É entre a última semana de abril e a primeira semana de maio que a costa do Pacífico geralmente recebe os primeiros grandes swells S-SW.

Portanto, se o senhor for um surfista experiente, fique de olho na previsão de surfe via surfline.com e comece a treinar! Depois do primeiro grande swell, as condições se tornam regulares para que todos os níveis possam aproveitar.

As maiores ondas da América Central

As maiores ondas para o surfe na América Central geralmente atingem Puerto Escondido.

Portanto, os iniciantes devem ter mais cuidado ao planejar uma viagem para lá fora da pequena janela de swell de dezembro a março.

Caso o senhor acabe em Puerto Escondido na época errada, La Punta pode ser uma opção melhor para surfistas intermediários, mas costuma ficar muito lotada. A Playa Carrizalillo, com uma baía protegida e ondas suaves, é o melhor ponto de surfe para iniciantes e intermediários durante a temporada de swell maior, de abril a novembro.

A “estação verde” da América Central é o momento perfeito para ondas consistentes e condições ideais para todos os níveis de surfistas.

isabelle-surfing-central-america

Nossa convidada Isabelle, abril de 2018. Podemos ver as condições de surfe geralmente de ombro a cabeça alta no mesmo local

(Aqui está o tipo de onda que pegamos em um de nossos pontos de surfe para iniciantes durante um swell médio na Costa Rica. Esse aluno nunca havia surfado antes de participar do retiro de treinamento de surfe)

Ondas longas, lentas e suaves são perfeitas para ajustar sua posição na prancha e praticar a tomada de direção em uma onda contínua. Em seguida, o senhor pode aprender a gerar velocidade para eventualmente começar a fazer curvas para cima e para baixo na face.

Achamos que é a melhor ponto de surfe para iniciantes na Costa Rica e na América Central para começar a surfar. Por isso, esse local foi escolhido para nosso acampamento de surfe.

Qual é a onda mais longa da América Central?

Se o senhor for um surfista intermediário ou avançado, não deixe de colocar Pavones na sua lista de desejos, pois é definitivamente uma das melhores ondas da América Central.

Localizada a apenas alguns minutos do nosso acampamento de surfe, Pavones é considerada a segunda maior esquerda do mundo e a maior onda da América Central.

melhor-tempo-surf-costa-rica-central-america

Nosso convidado Jeff, durante uma aula de surfe personalizada em julho de 2019 – passeio de barco no final da semana do acampamento de surfe na Costa Rica.

Quão chuvosa é a “estação das chuvas” na América Central?

“The real A “estação chuvosa” (também conhecida como o período mais intenso da estação chuvosa) é a mais ideal para sessões sem aglomeração de pessoas em grandes ondas.

O senhor pode evitá-la ou aproveitá-la ao máximo!

É geralmente nessa época do ano que os melhores surfistas viajam para a América Central. As ondas são mais fortes e não há quase ninguém na água.

Os surfistas avançados geralmente preferem sacrificar o bronzeado por uma sessão de surfe intensa com menos gente na água. Mas três semanas sem sol podem ser um pouco intensas e deprimentes para algumas pessoas que esperam se bronzear ao sol durante as férias.

Optamos por não oferecer nenhum retiro de surfe durante esses meses do ano porque as ondas e o clima nem sempre são ideais para aulas de surfe.

O senhor pode verificar nossa calendário de viagens de surfe para ver quando oferecemos retiros de treinamento de surfe.

Dicas de surfe: Os protetores auriculares são essenciais devido à sujeira e aos detritos arrastados para a água pela chuva forte.

Recomendamos duas marcas: Mack’s * tampões de ouvido (descartável e acessível – é um silicone que se molda ao ouvido) e Surf Ears “(vários tamanhos disponíveis, caros, mas bons para os profissionais – deixam o som passar, mas bloqueiam a água). Não temos nenhum acordo de compensação com essas empresas. Essas são apenas marcas que gostamos de usar.

melhor-surf-spot-nicarágua-américa-central

Sebastien, fundador da Surf Expedition, setembro de 2011 – Nicarágua

Surfing Central America: An Ever-Changing Adventure (Uma aventura em constante mudança)

Qualquer pessoa que tenha surfado na América Central terá suas próprias opiniões sobre a melhor época para ir.

Prever com precisão os padrões climáticos devido à mudança climática pode ser complicado. Além disso, a‘s tornou-se mais difícil do que nunca prever o que a mãe natureza vai trazer.

Por exemplo, nos últimos dois anos, houve grandes ondas em fevereiro de cada ano no sul da Costa Rica.

Normalmente, essa ondulação ocorre somente em julho.

Como o mundo está mudando rapidamente, reservar uma viagem de surfe tem suas incertezas.

Apesar disso, uma coisa permanece constante: surfar na América Central é sempre uma diversão.

Considere participar de um de nossos expedições de surfe iSe o senhor estiver ansioso para aprimorar suas habilidades de surfe e praticar com segurança.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para o senhor e que se divirta surfando na América Central,

Vejo o senhor na água!

You may also like...