O que é um Kook? (E como evitar ser um)

what is a kook; surfista caindo da prancha de surfe

Se o senhor passar tempo suficiente com surfistas, acabará ouvindo a palavra “kook”. É uma parte clássica do nosso vernáculo, que remonta ao início da década de 1950, quando a cultura da praia Gidget estava em pleno vigor na Califórnia.

Hoje em dia, é provável que o senhor ouça as pessoas usarem a palavra de várias maneiras diferentes – às vezes com raiva, às vezes provocando; às vezes em resposta a uma violação de etiqueta, e outras simplesmente porque o amigo fez algo bobo.

Aqui em Cardiff, há uma estátua de surfe que todo mundo apelidou de Cardiff Kook por causa de seu estilo de surfe maluco. Outras pessoas são kooks porque carregam suas pranchas da maneira errada ou são muito barulhentas e fanfarronas na fila. E, é claro, há o clássico kook do surfe – o cara que nunca subiu em uma prancha antes e mal consegue remar até a fila.

Então, o que exatamente é um “kook”?

Originalmente, um “kook” era um novato na água – alguém que ainda não tinha entendido muito bem como surfar. Provavelmente, eles tinham dificuldade para remar, caíam muito (mesmo quando as ondas não eram críticas) e não entendiam as regras básicas do lineup. Com o passar dos anos, isso evoluiu até o ponto em que até mesmo os bons surfistas estavam “kookando” quando atolavam em um trilho ou estragavam uma boa onda. E como “kook” tinha uma conotação negativa, logo assumiu outros significados, como alguém que parecia ou agia de forma ridícula.

Independentemente de como o termo é usado, a principal conclusão é que, se o senhor está “kookando”, provavelmente está fazendo algo errado – portanto, a meta óbvia é não ser um “kook”! Hoje, discutiremos o que os excêntricos fazem e o que os excêntricos não fazem para ajudar os senhores a evitarem ser excêntricos na água, em terra e até mesmo on-line!

Como evitar ser um excêntrico

movimento kook: dar uma olhada em outro surfista
Jogada 100% maluca: dar em cima das pessoas. / foto de Jeremy Bishop

Se o senhor estiver tentando não ser um excêntrico – e, em última análise, todos nós provavelmente deveríamos estar fazendo exatamente isso – há coisas que o senhor deve evitar fazer e outras que definitivamente deve tentar fazer. Examine esta lista e veja quantas dessas ações excêntricas são coisas que o senhor faz regularmente. Em seguida, tente evitá-las e deixe de ser um maluco!

13 coisas que os malucos fazem

kook move; surfista perdendo o controle da pranchajogada maluca; surfista perde o controle da prancha de surfe
Perder o controle da prancha e bater em outro surfista? Que loucura de primeira. / foto de Vistas Venti
  1. Atrapalhar: O lineup tem um conjunto de regras e etiqueta não escritas, e no centro dessas regras está o fato de o senhor não atrapalhar o surfista que está pegando a onda. Se o senhor se atrapalha com frequência, provavelmente está fazendo kooking. Nesse caso, seria uma boa ideia rever as práticas recomendadas de etiqueta do surfe e talvez procurar a orientação de um surfista mais experiente.
  2. Estragar as ondas de outras pessoas: Há várias maneiras de estragar as ondas de outras pessoas, incluindo remar no meio da fila, não sair do caminho quando elas estão remando para uma onda, empurrar uma seção para elas a partir do ombro e o crime supremo de cair em cima delas (falaremos mais sobre isso daqui a pouco). O senhor saberá se está constantemente estragando as ondas das pessoas, pois provavelmente será chamado de maluco várias vezes – e não de uma forma amigável e provocadora!
  3. O senhor vai se aproximar das pessoas: Entrar na onda é o máximo que não se pode fazer no surfe. De modo geral, os surfistas na fila devem se revezar, e uma maneira de regular isso é a pessoa que está sentada mais fundo (e que pode pegar a onda primeiro) ter prioridade. Se alguém já estiver pegando uma onda e o senhor decolar na frente dele (“drop in”), não só estragará a onda dele, mas também colocará todos em risco de colisão. Não faça isso!
  4. Back-paddle: Conforme mencionado acima, em um mundo perfeito, todos nós nos revezaríamos na fila. Mas, como muitas pessoas são gananciosas, foi desenvolvido um sistema básico de prioridade em que a pessoa que está no fundo é a que normalmente pega a onda – e a maneira de ganhar seu lugar no fundo da fila é esperar sua vez. Se pegar uma onda e imediatamente remar de volta e se sentar mais fundo do que todos os outros (isso é chamado de back-paddling), o senhor é um kook – mesmo que seja o melhor surfista da fila. Algumas coisas são mais importantes do que a habilidade, e ser uma pessoa atenciosa é uma delas.
  5. Surfar ondas que estão fora de suas capacidades: É importante conhecer sua própria capacidade e escolher ondas apropriadas, caso contrário, é provável que o senhor se atrapalhe, se machuque ou machuque outra pessoa. Os kooks geralmente não sabem que estão se colocando em situações perigosas porque não têm consciência de suas capacidades limitadas. Tente ser autoconsciente e não reme para ondas avançadas até que o senhor tenha as habilidades necessárias para isso.
  6. Remar com as pranchas erradas: De modo geral, as pessoas são livres para andar no que quiserem. Se o senhor pode surfar em uma tábua de passar roupa e isso lhe parece divertido, então, por favor, vá em frente e faça isso. Mas, às vezes, certas escolhas de pranchas são simplesmente excêntricas – geralmente porque a prancha é tão inadequada para as ondas que coloca as pessoas em perigo ou dificulta muito a diversão. Em geral, surfar com um longboard em slabs, um shortboard em dribble minúsculo ou uma gun em qualquer coisa que não seja uma ondulação XL adequada é bizarro. Se for iniciante e precisar de ajuda para encontrar a prancha de surfe certa, confira este guia para o melhores pranchas de surfe para iniciantes.
  7. Colocar as pranchas com cera na areia: Muitas ações malucas são resultado da falta de conscientização – e colocar a prancha na areia é um ótimo exemplo. Qualquer pessoa que pare por um momento e considere as ramificações de colocar cera amolecida pelo sol com a face para baixo na areia perceberá que isso criará uma enorme bagunça – mas como os malucos geralmente não se dão conta de quase nada, provavelmente não perceberão o que estão fazendo até que seja tarde demais.
  8. Colocar as nadadeiras para trás (ou esquecer de parafusá-las): O senhor ficaria surpreso com a frequência com que esses dois erros são cometidos. Isso só mostra que há muitos malucos no mundo!
  9. Colocar as roupas de mergulho para trás: Mesmo que o senhor seja um surfista de longa data que está simplesmente com pressa e veste a roupa de mergulho ao contrário, ainda assim está fazendo besteira – mas se não pudermos rir de nossa própria besteira de vez em quando, provavelmente não deveríamos nos levar tão a sério.
  10. Encerar a parte inferior de suas pranchas: No snowboard e no esqui, a cera serve para deixar o usuário mais escorregadio para que ande mais rápido, por isso é aplicada na parte inferior da prancha. No surfe, ela tem a função oposta – ajudar o senhor a aderir melhor à prancha. Não seja maluco – passe cera no deck, não na parte inferior.
  11. Coloque o punho do leash sob a roupa de mergulho: Novamente, quando o senhor está desatento, muitas vezes é fácil cometer erros bobos – e um erro clássico é não colocar o punho do leash sob a perna da roupa de mergulho. Essa ação simples leva apenas um segundo, mas pode evitar o desconforto e o ridículo de ver a perna da roupa de mergulho se encher de água como um balão desajeitado.
  12. Falar alto sobre seu equipamento de surfe: O senhor já notou que os melhores surfistas geralmente são os que menos se gabam? Se o senhor se sentir excessivamente empolgado com todos os seus brinquedos novos e contar a todos sobre o equipamento caro e moderno que acabou de comprar, provavelmente não está dominando o break local. Se as pessoas notarem sua nova prancha e se interessarem por ela, então, sem dúvida, fale sobre ela ou deixe que experimentem. Mas, de modo geral, ninguém quer ouvi-lo falar sobre seu leash de série exclusivo ou sua roupa de mergulho top de linha.
  13. Revelar pontos secretos: Esta é para todos os especialistas de poltrona e guerreiros de fim de semana que querem provar o quanto são importantes mostrando às pessoas que sabem onde estão os pontos secretos. Se o senhor comentar em uma postagem do Instagram ou em um artigo e disser a todos onde fica uma onda, estará estragando tudo. Os surfistas de elite guardam os pontos para si mesmos, depois remam em silêncio e aproveitam os barris vazios.
  14. Construa estátuas excêntricas: Se ainda não sabe como é um kook, venha para Cardiff e confira a arte do surfe local – o senhor descobrirá rapidamente.

10 coisas sobre Kooks Não faça Do (e, portanto, o sr. Deveria Do)

Às vezes, não é o que o senhor faz que o torna um maluco, mas o que o senhor não faz. Se o senhor não for fazendo essas coisas, então o senhor provavelmente está estragando tudo.

  1. Entenda a etiqueta do surfe: Isso está relacionado aos primeiros itens da nossa lista de coisas que os malucos fazem, como estragar ondas, atrapalhar, queimar pessoas e remar de costas. A melhor maneira de evitar fazer essas coisas é aprender e entender a etiqueta antes de sair para aprender a surfar. Se não fizer isso, o senhor não vai conseguir. Para começar, dê uma olhada neste guia sobre como surfar.
  2. Pedir desculpas quando eles estragam a onda de alguém: Inevitavelmente, chegará o momento em que o senhor atrapalhará alguém e estragará a onda dessa pessoa, seja devido a uma violação estranha de etiqueta ou a um simples azar. Quando isso acontece, a coisa correta a fazer é reconhecer sua transgressão e pedir desculpas. Os malucos não pedem desculpas porque geralmente nem sabem que fizeram algo errado.
  3. Olhe para cima na linha ao decolar: Quando os senhores observam iniciantes tentando pegar ondas, muitas vezes notam que eles não olham por cima dos ombros para observar a onda que vem em sua direção. Em vez disso, eles apenas olham para a frente e remam cegamente em direção à costa, na esperança de pegar a onda. Isso é um erro por dois motivos. Primeiro, as ondas são mais fáceis de pegar se você estiver no lugar certo, e é possível fazer microajustes (remar mais rápido ou esperar a onda antes de remar) se você olhar por cima do ombro e perceber que não está na posição perfeita. Em segundo lugar, e muito mais importante, se o senhor não olhar por cima do ombro em direção ao pico, não conseguirá ver se alguém já está pegando a onda. Então, o senhor acabará caindo em cima deles – a manobra mais louca que existe.
  4. Aprenda o básico antes de tentar surfar: Depois de passar bastante tempo na água, o senhor começará a perceber que os bons surfistas são suaves e eficientes, enquanto os malucos são erráticos e desajeitados. Isso acontece quando eles estão remando, bombeando para baixo da linha ou fazendo manobras – e normalmente é o resultado da tentativa de progredir muito rapidamente. Se não aprender os fundamentos primeiro, o senhor parecerá ridículo quando tentar atingir a borda ou bombear pela linha – e ninguém quer vê-lo se debatendo e pulando para ganhar velocidade. Aprenda a andar antes de correr, caso contrário, o senhor acabará se perdendo.
  5. Reme no canal: A melhor maneira de estragar o dia de alguém e ser chamado de maluco é atrapalhá-lo enquanto ele está pegando uma onda – e se o senhor não remar onde deveria, as chances de isso acontecer são muito boas. Surfistas experientes e atenciosos remam no canal. Os malucos não o fazem.
  6. Apreciar e respeitar as culturas locais: Por fim, o senhor chegará ao ponto de surfar bem o suficiente para querer viajar para pegar ondas. O setor de turismo de surfe é enorme, e não há nada melhor do que visitar um belo país estrangeiro e pegar tubos épicos. Infelizmente, até mesmo os melhores surfistas do mundo podem ser completamente malucos se não respeitarem e apreciarem as culturas para as quais viajam. Se chegar a um país com normas sociais diferentes e não seguir as regras locais, o senhor é um maluco. E se o senhor viaja para um lugar incrível, mas fica tão fixado nas ondas que não aprecia a cor local ao seu redor, com certeza é um excêntrico.
  7. Limpam o que fazem: Não vamos ser bruscos aqui – se o senhor fizer uma bagunça na praia (ou em qualquer outro lugar), é sua responsabilidade limpar o que sujou. Caso contrário, o senhor é um maluco de primeira linha.
  8. Reconheça os outros surfistas na fila: Os surfistas são conhecidos por serem territoriais e gananciosos e, muitas vezes, trazem atitudes agressivas com eles para a fila. Fazer isso é uma atitude clássica de maluco, não importa quão bom surfista o senhor seja. Um surfista atencioso vai remar e cumprimentar as outras pessoas que estavam na fila antes dele. Algumas pessoas chegam ao ponto de apertar a mão de todos antes de pegar uma onda. No mínimo, cumprimente as pessoas ao seu redor.
  9. Ensine os iniciantes em vez de vibrar com eles: Embora tenhamos estabelecido o fato de que os surfistas iniciantes podem ser malucos que atrapalham e estragam as ondas das pessoas, também é possível reagir aos iniciantes de forma maluca. É claro que o senhor pode ficar chateado quando um maluco estraga sua onda, mas se gritar com ele ou o xingar em vez de explicar com calma e compaixão o que ele fez de errado e como ele pode ser um surfista mais seguro e educado no futuro, então o senhor é tão maluco quanto ele.
Surfista caindo da prancha de surfeSurfista caindo da prancha de surfe
foto de Guy Kawasaki

Agora que o senhor sabe o que é um excêntrico e como evitar ser um, aqui vai uma má notícia: todos nós acabamos fazendo coisas excêntricas de vez em quando. É inevitável – o senhor vai “pirar” em algum momento! O importante é como o senhor reage quando isso acontece. Se for defensivo, agressivo, desagradável ou envergonhado em relação à sua excentricidade, o senhor estará apenas construindo mais camadas em seu excentricidade. Se, por outro lado, rir, pedir desculpas a qualquer pessoa que possa ter prejudicado e aprender com seus erros, então o senhor realmente não é tão excêntrico assim!

Se o senhor for um surfista iniciante e quiser evitar o status de maluco, confira estas Surfe para iniciantes e esses guias:

Como Surfar / O Guia Completo do Surfe para Iniciantes

As melhores pranchas de surfe para iniciantes

Viagem de surfe 101

You may also like...