Guia de compra de pranchas de surfe / O guia definitivo para pranchas de surfe

Todos saúdam a prancha de surfe, também conhecida como o brinquedo de surfar ondas mais legal do universo. Para muitos pagãos aquáticos que amam o oceano, uma prancha de surfe é o canal definitivo de bons momentos e diversão. O surfe nos proporciona lembranças inesquecíveis e experiências incríveis que dão sentido ao ditado “só um surfista conhece a sensação”.

No início do surfe, não havia muitas opções no departamento de pranchas de surfe. Ou era um pedaço de madeira enorme, alto e pesado ou uma espécie diferente de árvore para esse pedaço de madeira enorme, alto e pesado. Bem, aleluia para a tecnologia porque hoje em dia as pranchas de surfe vêm em todas as formas, tamanhos e materiais.

As pranchas de surfe modernas foram influenciadas por quase um século de design de pranchas de surfe e agora temos dezenas de formas, estilos e categorias diferentes. Poderíamos escrever um livro sobre os shapes das pranchas de surfe, mas, por enquanto, elaboramos um guia abrangente, porém abreviado, sobre os shapes das pranchas de surfe.

Do longboard ao fish, passando pelo bonzer e tudo o mais, aqui está uma pequena fatia da história das pranchas de surfe e as informações sobre os diferentes formatos de pranchas.

A prancha de surfe – Uma breve história

prancha de surfe surfe antigoprancha de surfe antiga
foto de A. R. Gurrey, National Geographic

A primeira prancha de surfe documentada na história foi no antigo Havaí pelo explorador inglês Capitão James Cook. De acordo com registros em um diário datado de 1778, o capitão Cook testemunhou os polinésios surfando em grandes pranchas de madeira sobre as ondas.

Essas pranchas de surfe de madeira tinham de 12 a 25 pés de comprimento, não tinham barbatanas e eram esculpidas em árvores Koa de tronco único e outros tipos de madeira. Dependendo do comprimento da prancha, uma prancha de surfe dessa época podia facilmente pesar de 150 a 200 libras. Imagine carregar essa tora para a praia!

Durante o século XIX e início do século XX, as pranchas de surfe tradicionais de madeira sólida eram as únicas que existiam. O surfe não foi introduzido na Califórnia até 1885, quando alguns membros da realeza havaiana surfaram em Santa Cruz pela primeira vez. O surfe não pegou na Califórnia até o início dos anos 1900.

prancha de surfe da década de 1920prancha de surfe dos anos 1920
Acima: prancha de surfe California Redwood de 1920. Embaixo: uma prancha de surfe laminada com núcleo de poliestireno e revestimento de mogno selado com fibra de vidro e resina feita por Bob Simmons em 1949 / foto via Surfing Heritage/TASCHEN

Tom Blake, um atleta, autor e inventor americano, criou a primeira prancha de surfe de madeira oca em 1926. Em um esforço para tornar as pranchas de surfe mais leves e mais fáceis de manusear, Tom fez centenas de pequenos furos em uma prancha de surfe de madeira maciça com 15 pés de comprimento, 19 polegadas de largura e 4 polegadas de espessura. Ele finalizou a prancha cobrindo-a com uma camada externa de duas peças superfinas de madeira para manter a água fora dos furos.

Em 1930, a prancha de surfe oca começou a ficar bastante popular e se tornou a primeira prancha de surfe a ser produzida em massa. Naquela época, as pranchas de surfe ainda eram muito longas, geralmente na faixa de 10 a 15 pés. Em meados da década de 1930, Tom também foi creditado por ter inventado a primeira barbatana de prancha de surfe (também conhecida como “skeg”).

No continente (Califórnia e além), nos primeiros dias de modelagem de pranchas de surfe, as pranchas eram feitas principalmente de madeira vermelha. A madeira vermelha é forte e durável e é um ótimo material, mas também é muito pesada. Assim, na década de 1930, os fabricantes de pranchas começaram a integrar o uso da madeira de balsa (que era muito mais leve) para o núcleo. Como era difícil importar os materiais da América do Sul e a sequoia é muito mais durável do que a balsa, a sequoia continuou sendo a madeira escolhida para o revestimento externo.

Durante esse período, as pranchas de surfe ficaram significativamente mais leves, passando de cerca de 80-100 libras para 40-50 libras, o que as tornou mais fáceis de controlar e mudou drasticamente o cenário do que pode ser feito em uma onda.

prancha de surfe 1960sprancha de surfe 1960s
1960 Jersey Surf Club / foto de Roger Mansfield/Taschen

Na década de 1940, vários shapers de pranchas de surfe estavam fazendo experiências com diferentes materiais e combinações de fibra de vidro e madeira, e as pranchas de surfe totalmente de madeira começaram a desaparecer. Na década de 50, as pranchas de madeira eram coisa do passado e as pranchas de surfe de poliuretano (espuma ou PU) eram a nova norma e a onda do futuro. Esse foi outro grande marco para que as pranchas de surfe ficassem mais leves.

Avançando rapidamente até hoje, as pranchas de surfe modernas têm uma fração do peso e vêm em todos os tipos de formas, tamanhos e materiais. Enquanto as pranchas de surfe de poliuretano e epóxi são as normas, as pranchas de surfe de madeira estão voltando e todos os tipos de materiais alternativos estão sendo usados para fabricar pranchas de surfe.

O design de pranchas de surfe é uma arte fascinante, e é uma verdadeira explosão experimentar diferentes tipos de pranchas. Com mais formas de pranchas de surfe, criatividade, novas tecnologias e marca de surfes O senhor está se sentindo mais feliz do que nunca, é um momento incrível para ser um surfista.

SHAPES DE PRANCHAS DE SURFE

Prancha de surfe Soft Top (AKA Foamie)

Pranchas de surfe de espuma (comumente chamadas de “foamies”) existem em todas as formas e tamanhos. O senhor pode encontrar soft top fish, funboards, longboards, híbridas e muito mais. Boa sorte para encontrar uma arma, embora eu tenha ouvido dizer que as Wave Storms são ótimas como um passo à frente em Pipeline com duas cabeças. Basta perguntar a J.O.B. (caso o senhor não saiba, estou brincando… estou brincando. Não tente fazer isso).

Os longboards de espuma são realmente perfeitos pranchas de surfe para iniciantes porque elas são muito fáceis de usar. Elas pegam ondas com facilidade, são muito estáveis e não vão bater tanto no seu corpo enquanto o senhor estiver aprendendo o básico.

Entretanto, as foamies também são pranchas de surfe superdivertidas para surfistas de qualquer nível. Os surfistas mais avançados vão se divertir muito com os tubos de beach break e todos os tipos de condições. Confira nossa Guia de pranchas de surfe Soft Top para conhecer algumas das melhores pranchas de espuma do mercado.

Prancha de surfe Soft Top Lowdown

CAPACIDADE DE SURFE: Iniciante absoluto a profissional

BENEFÍCIOS:

  • Muito fácil de usar
  • Normalmente, há bastante volume, então eles remam muito bem
  • A construção com capota macia é mais tolerante quando o barco é derrubado
  • A maioria não precisa de cera

DRAWBACKS:

  • Menos deslizamento, um pouco mais lenta do que as pranchas de surfe normais para cima e para frente
  • Menos responsiva do que as pranchas de surfe comuns

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 1 a 4 pés (do joelho ao ombro, mais ou menos)
  • Rolos suaves até beach breaks irregulares
  • Points, recifes e beach breaks

Prancha de surfe longboard

Os longboards normalmente têm cerca de 9 a 12 pés de comprimento com uma largura de cerca de 20 a 24 polegadas. Uma das características mais importantes do longboard prancha de surfe é seu bico cheio e redondo. Essas pranchas de surfe longas e largas facilitam a remada e são a prancha preferida quando se trata de aprender como surfar.

Embora os longboards básicos sejam ótimos pranchas de surfe para iniciantesElas têm um público cult de surfistas de nível intermediário a profissional que preferem surfar em uma longboard a uma shortboard em qualquer dia da semana.

Os longboards vêm em uma variedade de designs, desde shapes mais performáticos que atendem à capacidade de manobra e versatilidade até pranchas especiais, como as noseriders, que atendem ao, como o senhor adivinhou, noseriding. Os longboards também são comumente chamados de pranchas de surfe “log” ou “malibu”. Confira nosso resumo de pranchas de surfe longboard para obter inspiração para seu próximo registro.

Longboard Lowdown

CAPACIDADE DE SURF: Iniciante absoluto a profissional

BENEFÍCIOS:

  • Fácil de pegar ondas
  • Fácil de remar
  • Muito estável
  • O senhor ainda pode navegar nos menores dias

DRAWBACKS:

  • Grande e desajeitado, dá mais trabalho para carregar
  • Não é possível fazer duck dive quando o surfe é maior
  • Mais difícil de manobrar (a menos que o senhor seja bastante experiente)

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 1-4 pés (do joelho ao ombro, para a maioria das pessoas)
  • Ondas mais lentas, fáceis de quebrar e quebradiças
  • Pontos ou recifes alinhados com um canal

Mini Mal Surfboard ou Mini Longboard

prancha de surfe mini malprancha de surfe mini mal

Mini mal é a abreviação de mini-malibu, e “malibu” é o nome usado para descrever um certo tipo de longboard clássico do tipo point break da Califórnia. Portanto, mini mal é a mesma coisa que mini longboard. Os mini longboards têm todas as mesmas características de seus equivalentes maiores, mas são reduzidos para aproximadamente a faixa de 7’0″ a 8’10”.

Uma mini prancha é uma prancha de surfe incrível para se ter em seu quiver porque ela preenche a lacuna entre uma prancha longa e uma prancha curta. Elas remam muito bem e são pranchas de surfe muito versáteis. Dependendo de suas habilidades, o senhor ainda pode andar com a prancha, brincar com cheater fives e nose-rides e virar a prancha com muito mais facilidade do que uma longboard típica.

Mini Longboard Lowdown

CAPACIDADE DE SURF: De iniciante a profissional

BENEFÍCIOS:

  • Ótima capacidade de remar
  • Mais fácil de pegar ondas
  • Boa estabilidade
  • Normalmente mais manobrável do que um longboard

DRAWBACKS:

  • Difícil ou impossível fazer duck dive em ondas maiores
  • Não pega ondas tão facilmente quanto um longboard

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 2 a 5 pés (do joelho à cabeça)
  • Ondas mais lentas e suaves
  • Pontos ou recifes alinhados com um canal

Funboard Prancha de surfe

A categoria funboard de pranchas de surfe é muito ampla e pode incluir uma variedade de outros formatos e categorias, como mini longboards ou mini mals, pranchas de surfe de tamanho grande, pranchas de surfe em formato de ovo, talvez algumas de comprimento médio e híbridas.

Mas, para dar uma descrição básica do funboard, quando a maioria das pessoas se refere à categoria, elas estão falando de uma prancha que está aproximadamente na faixa de 7′ a 8′ com um contorno mais largo, bastante volume (flutuabilidade) e algo que é super fácil de usar.

As funboards são a prancha de transição perfeita se o senhor estiver aprendendo a surfar e quiser passar de uma longboard para uma shortboard. Ou, se o senhor tiver cerca de 120 libras ou menos, um funboard de 7 a 8 pés pode ser um ótimo ponto de partida.

Funboard Lowdown

CAPACIDADE DE SURF: De iniciante a profissional

BENEFÍCIOS:

  • Rema bem – mais fácil de pegar ondas do que uma híbrida ou groveler
  • O contorno mais largo proporciona boa estabilidade
  • Mais manobrável do que um longboard
  • Funciona em uma variedade de condições
  • Fácil de manusear

DRAWBACKS:

  • Muita espuma, portanto, o mergulho não é uma opção
  • Não pega ondas tão facilmente quanto um mini mal ou longboard
  • Não vira tão facilmente quanto um groveler ou híbrido

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 2 a 5 pés (do joelho à cabeça)
  • Funciona em uma variedade de ondas, mas as ondas suaves e de cruzeiro são ideais
  • Points, reefs, beachies, tudo é bom. Ter um canal é uma vantagem

Prancha de surfe de comprimento médio

Uma prancha de surfe de comprimento médio normalmente fica na faixa de 6’8″ a 8’8″, mais ou menos algumas polegadas. As pranchas de comprimento médio geralmente têm o formato de um ovo, um mini longboard e vários shapes retrô inspirados nos anos 70, o que facilita a sobreposição com algumas das outras categorias já mencionadas, como funboards e mini-mals. Depende apenas de com quem o senhor está falando. As pranchas de comprimento médio normalmente são ótimas para uma grande variedade de condições, desde o mush na altura do joelho até um bom surfe suspenso.

A configuração das quilhas é uma característica fundamental da prancha de surfe de comprimento médio. As pranchas de surfe de comprimento médio normalmente vêm com uma única nadadeira ou 2+1 (nadadeira única com 2 mordidas laterais), em oposição a uma configuração padrão de nadadeira tripla ou quádrupla encontrada em muitas funboards.

Outra qualidade distintiva das mid-lengths modernas são os contornos do fundo e os trilhos da prancha de surfe, mas vamos deixar esses detalhes para outro artigo, pois há muito a ser abordado.

Mid-Length Lowdown

CAPACIDADE DE SURF: De iniciante a profissional

BENEFÍCIOS:

  • Muita espuma, fácil de pegar ondas em dias menores
  • Mais manobrável do que um mini-longboard
  • Boa maneira de preencher a lacuna entre o longboard e o groveler
  • Deslizamento e sensação incríveis para o surfista refinado

DRAWBACKS:

  • Duck diving não é uma opção
  • Não pega ondas tão facilmente quanto um longboard completo

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 2 a 4 pés (do joelho à cabeça)
  • Funciona em uma grande variedade de ondas
  • Cruisey points, recifes ou beach breaks são ideais

Prancha de surfe shortboard, também conhecida como ‘Thruster’

prancha de surfe shortboardprancha de surfe shortboard

O shortboard é a prancha mais comum que o senhor verá em todo o mundo atualmente. As pranchas curtas normalmente variam de 5’5″ a 6’5″ de comprimento e 17″ a 19″ de largura (dependendo da altura do surfista) e têm um bico pontudo e uma rabeta um pouco estreita.

As shortboards são as pranchas preferidas para o surfe agressivo e de alto desempenho, portanto, são mais adequadas para o surfista avançado e são as que os profissionais e surfistas competitivos usam em competições de surfe de alto desempenho. O senhor pode usar as shortboards com mais força e surfá-las nas ondas mais críticas. Sua prancha curta de desempenho típico não é uma boa opção para aprender a surfar ou para surfar em condições pequenas, moles ou médias.

Embora o termo “thruster” seja especificamente reservado para uma prancha de surfe de shortboard com 3 quilhas (2 quilhas laterais e uma central), muitas shortboards hoje em dia vêm com caixas de 5 quilhas que lhe dão a opção de configurar sua prancha como thruster (com 3 quilhas) ou quad (com 4 quilhas). Confira nosso Guia do comprador de pranchas curtas para obter uma visão detalhada do design das pranchas curtas e de algumas das pranchas curtas mais vendidas no mercado.

shortboard sem título hayden shapesshortboard sem título hayden shapes
Prancha curta Hayden Shapes ‘Untitled’ (sem título)

Shortboard Lowdown

HABILIDADE DE SURF: Intermediário a Profissional

BENEFÍCIOS:

  • Feito sob medida para o surfe de alto desempenho
  • Muita força e capacidade de gerar velocidade
  • Muito manobrável e ágil
  • Bom para drops tardios e ondas críticas
  • O senhor pode se esquivar de ondas maiores com facilidade

DRAWBACKS:

  • Menos espuma = mais difícil de remar
  • Requer conhecimento de posicionamento e tempo para pegar ondas
  • Difícil de surfar em dias menores e mais musculosos

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 3 a 8 pés (da altura do peito até a cabeça)
  • Ondas vigorosas, mais críticas, de alta performance e bom surfe
  • Points, reefs, beach breaks, o senhor escolhe!

Groveler ou prancha de surfe para ondas pequenas

prancha de surfe grovelerprancha de surfe groveler
Hunter Lysaught em A nuvem Groveler da Degree 33 Surfboards

Uma prancha de surfe groveler é um modelo de shortboard menor, mais largo, mais grosso, mais plano e mais cheio. As grovelers são essencialmente shortboards construídas especificamente para surfar em ondas pequenas e médias.

As grovelers vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos – desde designs que podem ser difíceis de distinguir de uma shortboard comum até pranchas totalmente gordas, redondas e atarracadas que farão com que os senhores se perguntem como descrevê-las.

groveler surfboardspranchas de surfe groveler
Da esquerda para a direita: Hypto Krypto | A nuvem | Trapaceiro de discoteca

Groveler Lowdown

HABILIDADE DE SURF: Iniciante avançado a profissional

BENEFÍCIOS:

  • Permite que o senhor ande com uma prancha curta em ondas menores e mais pesadas
  • Altamente manobrável, porém mais estável do que uma prancha curta
  • Não deve ser um problema para mergulhar em ondas maiores
  • Rema e pega ondas mais facilmente do que a shortboard

DRAWBACKS:

  • Não é ideal para ondas e quedas mais críticas
  • Rema melhor do que um shortboard, mas não tão fácil quanto um funboard

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 2 a 5 pés (da cintura à altura da cabeça)
  • Funciona em uma ampla variedade de condições
  • Points, recifes, beach breaks e muito mais

Prancha de surfe Fish

prancha de surfe fishpeixes de prancha de surfe
O Pescado por The Guild Surfboards

As pranchas de surfe Fish têm tudo a ver com velocidade, estilo e fluidez, e podem ser uma prancha de surfe superdivertida para o dia a dia de muitos surfistas. Elas são extremamente versáteis e podem ser usadas em qualquer coisa, desde mush na altura do joelho até tubos ocos no alto. As pranchas de surfe Fish são definidas por seus contornos curtos e largos, rocker plano e shapes fishy swallow tail.

Sua prancha típica prancha de surfe de peixe variam de aproximadamente 5’2″ a 6’2″ de comprimento e 19″ a 23″ de largura; no entanto, agora há muitos shapes super fish e mega fish que chegam facilmente à faixa de 7′, 8′ e 9’+. Muitos desses shapes fish maiores também podem ser considerados funboards e híbridos. As fish são mais comumente fornecidas em configurações quad fin ou twin fin. Saiba mais sobre as fish neste Guia de pranchas de surfe Fish.

prancha de surfe fish outlineprancha de surfe fish outline
O popular Go Fish por Firewire x Machado Surfboards

Prancha de surfe Fish Lowdown

CAPACIDADE DE SURFE: Iniciante avançado a profissional

BENEFÍCIOS:

  • Permite que o senhor surfe com uma prancha menor em dias normais
  • Rápida na linha e em seções planas e moles
  • Fácil de fazer duck dive (se não estiver surfando um peixe grande demais)
  • O rocker plano facilita a remada e aumenta o número de ondas
  • Fator de diversão aprimorado no surfe médio

DRAWBACKS:

  • Pode ser difícil de surfar em ondas mais íngremes (para surfistas comuns)
  • Solta e esguia (também pode ser considerada um benefício)
  • Tentar competir por ondas com longboarders em dias pequenos

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 2 a 5 pés (da cintura à altura da cabeça)
  • Funciona em uma ampla variedade de condições
  • Points, recifes, beach breaks e muito mais

Prancha de surfe híbrida

Uma prancha de surfe híbrida é uma mistura de dois ou mais tipos diferentes de pranchas de surfe. Portanto, em muitos casos, um híbrido também pode ser usado para descrever uma groveler ou uma funboard.

Um exemplo muito comum e claro disso é se o senhor misturasse uma fish com uma shortboard padrão. Qual seria o resultado? Uma groveler de desempenho muito legal, como a Superbrand Tazer mostrada acima. Portanto, há definitivamente muita sobreposição na categoria híbrida.

prancha de surfe híbridaprancha de surfe híbrida
Superbrand Tazer

Prancha de surfe híbrida Lowdown

CAPACIDADE DE SURFE: Iniciante avançado a profissional

BENEFÍCIOS:

  • Capacidade de surfar com uma prancha curta em ondas menores e mais pesadas
  • Altamente manobrável, mas mais estável do que uma prancha curta
  • Sem problemas para mergulhar em ondas maiores para surfistas experientes
  • Rema e pega ondas mais facilmente do que a shortboard

DRAWBACKS:

  • Remo melhor do que um shortboard, mas não tão bom quanto um funboard

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 2 a 5 pés (da cintura à altura da cabeça)
  • Funciona em uma ampla variedade de condições
  • Points, recifes, beach breaks e muito mais

Prancha de surfe Mini Simmons

Uma mini simmons parece mais ou menos um longboard cortado ao meio. Com um contorno curto e largo e um bico completo em forma de longboard, a prancha de surfe mini simmons é um shape de prancha de surfe inconfundível. Geralmente, elas têm cerca de 4’10” a 5’10” de comprimento e 21″ a 23″ de largura, sendo que o comprimento de 5’2″ a 5’6″ é o ideal para a maioria dos surfistas.

A prancha de surfe “planing hull” ou mini simmons é uma obra-prima da engenharia inventada por Bob Simmons (também conhecido como o pai da prancha de surfe moderna) na década de 1940. Ela é incrivelmente rápida na linha e voa pelas seções planas com facilidade, o que a torna uma ótima opção em dias de marola, embora também possa ser usada em ondas ocas. Ela tem um toque solto e geralmente vem com duas quilhas ou quatro quilhas para maior controle e manobrabilidade.

Mini Simmons Lowdown

CAPACIDADE DE SURFE: Intermediário a Profissional

BENEFÍCIOS:

  • Super rápido na linha de produção
  • Rema bem
  • Voa por seções planas em ondas fracas e moles
  • Ótima opção para shortboarders obstinados competirem com longboarders
  • Boa opção para longboarders obstinados que querem fazer experiências com shortboards
  • Solta, com skate e superdivertida

DRAWBACKS:

  • Não é uma boa opção para iniciantes porque é rápido e solto como uma barra de sabão
  • Não é tão estável e fácil de usar quanto um groveler
  • Ainda pode ser difícil competir com os longboarders

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 2-4 pés (do joelho ao ombro)
  • Funciona em uma variedade de condições
  • Recifes suaves e pontos para beach breaks

Prancha de surfe Step Up / Semi-Gun

prancha de surfe step upprancha de surfe step up

Quando as ondas são grandes demais para o surfista comum em uma prancha curta comum, é aí que as pranchas de surfe step up são úteis. A step up é uma versão esticada de uma prancha curta feita para ondas maiores, como um groveler é uma versão mais gorda e condensada de um shortboard feito para ondas menores.

As step ups geralmente começam em torno de 6’6″ e podem chegar a 8′ ou mais. Mas com relação ao comprimento da prancha, isso depende muito da altura do surfista. Por exemplo, se um surfista tem 1,80 m de altura, então uma prancha de surfe step up para esse surfista provavelmente teria em torno de 1,80 m a 1,80 m, enquanto o mesmo tamanho de prancha poderia facilmente ser considerado uma prancha curta para alguém com 1,80 m de altura.

No entanto, as step ups geralmente têm algumas características definidoras, como outlines mais estreitos e rabetas puxadas para dentro, para que possam lidar com drops mais críticos e faces mais íngremes das ondas. O comprimento extra de uma prancha de surfe step up torna mais fácil para o surfista pegar uma onda maior que esteja se movendo a uma velocidade mais rápida.

Se o senhor está acostumado a surfar em pranchas menores, talvez pense que terá dificuldade para virar uma step up de 6’10” ou 7′. Mas quando o senhor pega uma prancha desse tamanho em ondas maiores, ela vira tão facilmente quanto uma prancha menor em ondas normais.

Step Up Lowdown

HABILIDADE DE SURF: Avançado para Profissional

BENEFÍCIOS:

  • Ajuda em quedas críticas e ondas íngremes
  • Rema e pega ondas maiores melhor do que uma prancha curta
  • Altamente manobrável e estável em ondas grandes

DRAWBACKS:

  • Difícil de manobrar se as ondas não forem tão grandes quanto o senhor pensava
  • Difícil ou impossível de mergulhar devido ao comprimento e volume extras
  • Pode fazer com que o senhor pense que pode surfar ondas maiores do que deveria

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 8-15 pés (cabeça e meia a duas vezes acima da cabeça)
  • Ondas maiores mais voltadas para o desempenho

Prancha de surfe Bonzer

A prancha de surfe bonzer é mais uma configuração específica de quilhas do que um determinado contorno de prancha de surfe. O senhor pode obter grovelers, shapes retrô, pranchas de comprimento médio e muito mais como uma bonzer. As configurações de 3 e 5 quilhas têm uma única quilha central maior com quilhas laterais menores e mais rasas, posicionadas em ângulos específicos para aproveitar a energia do fluxo de água à medida que ela passa por baixo da prancha.

Esse sistema exclusivo de quilhas proporciona velocidade e impulso contínuos por meio de manobras como cutbacks e bottom turns para proporcionar excelentes transições entre trilhos. As Bonzer’s têm muita história, na qual os irmãos Campbell tiveram um papel importante. O senhor pode ler mais sobre isso aqui.

Bonzer Lowdown

HABILIDADE DE SURF: De iniciante a profissional

BENEFÍCIOS:

  • O senhor pode obter um bonzer em uma variedade de formatos
  • O design exclusivo cria um fluxo de água ideal através da área da cauda
  • Depende do formato

DRAWBACKS:

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Alcance de 1 a 15 pés (depende do formato)
  • Pontos, recifes e beach breaks

Prancha de surfe Gun

Projetada para surfar ondas muito grandes, a gun é um tipo especial de prancha de surfe. Estamos falando de ondas de sérias consequências, que são duplas a quádruplas acima da cabeça. As gun são geralmente encomendadas sob medida, tendo em mente o surfista e a região, o tipo de onda ou a arrebentação específica. O tamanho de uma prancha de surfe gun pode variar drasticamente de cerca de 6’6″ a 11′ de comprimento e 18″ a 22″ polegadas de largura.

As gun geralmente são longas, pontudas, grossas e estreitas. A gun terá muito mais rocker ou flip no nose da prancha para ajudar o surfista a fazer drops mais críticos, íngremes e tardios. O comprimento e a espessura adicionais das guns dão aos surfistas a capacidade de ganhar mais impulso ao remar em ondas grandes, já que eles precisam acompanhar a velocidade da onda para ter uma chance de pegá-la.

Prancha de surfe Gun Lowdown

CAPACIDADE DE SURFE: Somente profissionais e especialistas em ondas grandes

BENEFÍCIOS:

  • O comprimento e o volume extras ajudam na habilidade de remar
  • O design elegante e com balanço ajuda a fazer drops críticos em ondas grandes

DRAWBACKS:

  • Prancha de surfe especial feita apenas para condições kamikaze muito específicas

Essas pranchas são realmente feitas para serem surfadas apenas em condições muito específicas – essencialmente, ondas gigantes

CONDIÇÕES IDEAIS:

  • Faixa de 15 a 50 pés (ondas de tamanho de arranha-céu a duplo overhead)
  • Ondas maiores mais voltadas para o desempenho

FAQs da SURFBOARD

prancha de surfe longboardprancha de surfe longboard
Longboard “The Ultimate
Qual é a melhor prancha de surfe para iniciantes?

A melhor prancha de surfe para iniciantes é definitivamente uma prancha de surfe longboard. Com um contorno amplo e estável e muita flutuabilidade, as longboards facilitam a remada, a captura de ondas e o equilíbrio. Aprender a surfar em um longboard o ajudará a pegar mais ondas, o que lhe dará mais experiência, o que, em última análise, o ajudará a melhorar seu surfe mais rapidamente. Aprender a surfar pode ser lento e desafiador, e escolher a prancha de surfe certa pode fazer uma grande diferença. Confira este guia para a Melhores pranchas de surfe para iniciantes para ajudá-lo a encontrar as pranchas ideais para a progressão mais rápida no surfe.

Quanto custam as pranchas de surfe?

O custo de uma prancha de surfe pode variar de cerca de US$ 150 para uma prancha de surfe muito usada ou uma prancha de surfe de espuma barata, até cerca de US$ 1.600 para uma bela prancha longa nova com tinta de resina e um trabalho de vidro premium. Os custos das pranchas de surfe baseiam-se principalmente no custo da mão de obra, no custo dos materiais (espuma necessária, configuração das quilhas, cor, etc.), no trabalho artesanal, na oferta/demanda e no posicionamento geral da marca.

Aqui estão as faixas de preço típicas para pranchas de surfe novas:
– Custo da prancha de surfe longboard: US$ 900 a US$ 1.600
– Prancha de surfe Mini Mal Custo: US$ 800 a US$ 1.200
– Prancha de surfe Shortboard Custo: US$ 600 a US$ 800
– Prancha de surfe Groveler: de US$ 600 a US$ 800
– Prancha de surfe híbrida: de US$ 600 a US$ 800
– Prancha de surfe Step up: de US$ 700 a US$ 800
– Prancha de surfe Fish: de US$ 600 a US$ 800
– Prancha de surfe Funboard: de US$ 600 a US$ 800
– Prancha de surfe de comprimento médio: de US$ 800 a US$ 1.100
– Prancha de surfe Mini Simmons: de US$ 600 a US$ 800
– Prancha de surfe Bonzer: de US$ 600 a US$ 800
– Prancha de surfe Gun: de US$ 900 a US$ 1.500
– Prancha de surfe Soft Top: de US$ 150 a US$ 600

Que tamanho de prancha de surfe devo comprar?

Se o senhor é um surfista iniciante, deve começar comprando uma longboard ou mini longboard que seja aproximadamente 3 pés mais longa do que a sua altura. Para a maioria das pessoas, 8 ou 9 pés de comprimento é um bom ponto de partida. Nos estágios iniciais do surfe, o que importa é pegar o maior número possível de ondas para obter uma boa compreensão dos fundamentos. Para saber mais sobre os tamanhos de pranchas de surfe, confira este Guia para o Melhores pranchas de surfe para iniciantes para saber como acelerar sua curva de aprendizado.

O senhor tem alguma dúvida sobre o design ou os shapes das pranchas de surfe?

Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Quer mais pranchas de surfe? Confira:

14 marcas de pranchas de surfe com estilo épico >>

Prancha curta Guia do comprador / Como encontrar seu próximo Magic Stick >>

Roundup de pranchas de surfe longboard / 34 longboards incríveis para sua aljava >>

As melhores pranchas de surfe para iniciantes >>

Guia de pranchas de surfe Soft Top >>

You may also like...