03 Feb Como encontrar o melhor ponto de surfe para aprender a surfar | 7 dicas para surfistas iniciantes

Está decidido!

Sua próxima viagem é um viagem de surfe!

Legaleeeee!

Essa é uma das melhores decisões da sua vida que o senhor acabou de tomar!

O senhor pode estar pensando, ok… surfar parece divertido e legal, mas “surfar” significa estar no mar, ou seja, ondas grandes que podem “pegá-lo”, ou seja Não quero ficar exausto e não me divertir durante minha primeira viagem de surfe “de verdade” …. portanto, se o senhor está consciente o suficiente para dizer isso a si mesmo, já está no caminho certo!

Para ajudá-lo a escolher o melhor local de surfe para você, indicamos 7 dos fatores mais importantes que devem ser considerados antes de escolher onde ir.

# 1 Surfar no frio ou quente água?

A senhora já se imagina de biquíni ou bermuda, sentada na prancha e se bronzeando enquanto espera a próxima onda? Informe-se primeiro sobre a temperatura da água porque, dependendo da época do ano, talvez seja necessário usar uma roupa de mergulho para ficar na água sem ter queimaduras de frio ou ter de sair depois de 40 minutos!

Parece óbvio, mas o senhor pode se surpreender! Por exemplo, se o senhor estiver indo para o norte do México (Baja California), recomendamos que leve um shorty (manga curta de 2 mm, perna longa) e para o sul da Nicarágua ou norte da Costa Rica, um top de 1-2 mm entre os meses de janeiro e março, quando os ventos offshore são mais fortes.

Faça um favor a si mesmo e pesquise a temperatura da água de acordo com a região e a época do ano em que planeja ir para levar a roupa de mergulho apropriada. Isso otimizará o tempo que o senhor pode ficar confortavelmente na água para que possa pegar mais ondas!

Um top de 1-2 mm também é muito prático para proteger sua pele do atrito da cera da prancha com a pele, que pode causar alguma irritação.

# 2 Menos tempo de voo = mais tempo nas ondas!

Se o senhor tiver apenas uma semana de férias, talvez fique desapontado por ter de perder 2 dias viajando, como as 26 horas e 4 escalas habituais para ir à Indonésia (mais 1 dia e meio para se recuperar do jet lag?).

Talvez o senhor tenha um amigo que viajou para 6 países em apenas um mês.

Não seja essa pessoa.

Viajar é relaxar, sentir a vibração do lugar e descobrir um modo de vida diferente, e não ficar pulando entre ônibus e trens para cobrir a maior distância no menor tempo possível. Caso contrário, o senhor pode precisar de férias ao voltar de suas viagens.

Portanto, obviamente, quanto mais longe for o destino escolhido, mais tempo de férias será transformado em tempo de avião, espera no aeroporto, espera para o avião decolar, etc.

Além disso, a diferença de fuso horário é um fator a ser levado em consideração, pois serão necessários alguns dias para se adaptar ao jet lag se o senhor estiver viajando para longe.

Em um esporte como o surfe, é melhor não começar a sua estadia estar exausto, desde esse esporte exige muita energia!

Portanto, se estiver planejando fazer um acampamento de surfe organizado na Indonésia, planeje chegar alguns dias antes para se adaptar ao jet lag, de modo que possa aproveitar ao máximo cada dia a partir do dia 1. Para estadias mais curtas, recomendamos que o senhor escolha um destino de surfe com pouca ou nenhuma diferença de fuso horário.

# 3 Não é preciso quebrar o banco para comprar uma passagem de avião para surfar

O custo da passagem de avião é definitivamente outro fator de influência. Quanto mais exótico for o destino, mais cara costuma ser a passagem de avião e mais complicado é chegar lá (ex.: Fiji, Indonésia, Mentawais, Ilhas Galápagos).

É muito caro e, às vezes, até impossível pegar um voo direto ou um voo sem muitas escalas para esses destinos, portanto, talvez seja necessário planejar um pouco mais de tempo (e dinheiro) para chegar aonde o senhor deseja.

A época do ano em que o senhor sairá de férias também influenciará o custo da passagem aérea.

Lembre-se de que os voos durante os feriados gerais do setor de construção (últimas duas semanas de julho), férias de primavera (primeira semana de março) e feriados de Natal (21 de dezembro a 5 de janeiro) são mais caros.

Portanto, se essas são as únicas ocasiões em que o senhor pode tirar uma folga do trabalho, planeje-se com a maior antecedência possível para reservar suas passagens aéreas!

(pssst. Se o senhor estiver interessado em conhecer meus truques especiais para encontrar voos baratos e como encontrei minha passagem aérea de ida e volta para a Costa Rica por menos de US$ 500, não deixe de assinar nossa newsletter)

# 4 Morar perto dos picos de surfe é caro ou barato?

Se o senhor planejou um orçamento e está empenhado em respeitá-lo, o custo de vida no país para onde vai certamente influenciará sua decisão.

Na Costa Rica, provavelmente é melhor optar por um acampamento de surfe com um plano com tudo incluído (refeições, acomodação, aulas de surfe etc.) para evitar uma surpresa desagradável com o alto custo de vida quando o senhor chegar lá.

O senhor não esperaria que um país com tantas estradas rochosas não pavimentadas fosse tão caro (embora a natureza e as ondas façam com que valha totalmente a pena)!

O senhor também se beneficiará do conhecimento local para surfar mais ondas se escolher cuidadosamente seu acampamento de surfe.

A Costa Rica é frequentemente chamada de Suíça da América Central. É também o meu país favorito e provavelmente o mais bonito da América Central, com suas florestas tropicais exuberantes, vida selvagem abundante e ondas longas de classe mundial, mas pode secar sua conta bancária rapidamente se o senhor não for cuidadoso.

Alguns destinos exigem um visto cuja solicitação deve ser feita com antecedência. Esse não é o caso da América Central.

O custo desse visto pode variar dependendo do destino. Na América Central, a maioria dos países exige que o senhor pague por um cartão de turista ao chegar:

Nicarágua: US$ 10 quando o senhor entra no país, o que lhe permite ficar 90 dias no país como turista.

Costa Rica: $29 quando o senhor sai do país por avião, 9$ quando sai por terra, permite 90 dias no país como turista

Panamá: $3 quando o senhor entra no país, permite que fique 180 dias no país como turista

O senhor também deve considerar o custo das vacinas e dos medicamentos necessários para a sua viagem, caso vá para uma área com risco de malária ou outras doenças.

# 5 Qual é o tamanho da ondulação na época do ano em que o senhor planeja ir?

A força e a altura das ondas dependem da ondulação que atinge o litoral.

Esse é um fator muito importante quando o senhor está começando a aprender a surfar. É aconselhável começar em ondas não maiores que 0,6 a 1,2 metros.

Há meses durante o ano que recebem mais swell do que outros.

O senhor pode ler mais sobre a força da ondulação em diferentes estações e o melhor época para surfar na América Central dependendo de seu nível e de suas expectativas.

O senhor também deve prestar atenção às correntes e à força das ondas, que podem ser perigosas se estiver começando a aprender a surfar.

Informe-se sobre a ondulação e a força das ondas na época do ano em que o senhor planeja ir. É recomendável entrar na água com alguém que tenha experiência em surfe e que possa ajudá-lo se precisar de ajuda.

Por exemplo, seu amigo lhe disse para ir a Puerto Escondido porque ele foi lá em dezembro-janeiro do ano passado e adorou o beach break e a vida noturna, e ele está lhe dizendo que as ondas estavam perfeitas, com apenas 2-3 pés (já que essa época do ano quase não recebe swell).

Mas esteja ciente de que ir entre abril e novembro provavelmente será impossível para o senhor surfar, pois haverá 10-20 pés na playa Zicatella e o senhor poderá ter que lutar no ponto lateral de La Punta com outros 40 surfistas iniciantes e intermediários na mesma situação.

# 6 Quais são os melhores tipos de ondas para surfistas iniciantes?

Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de picos de surfe:

O tipo de mar fundo é outro ponto a ser levado em consideração pelos novos surfistas. “Beach breaks” são ondas que quebram em um banco de areia.

Na maioria das vezes, esse é o tipo ideal de mar fundo para iniciantes, pois é menos perigoso se o senhor for jogado na água depois de cair.

Mas alguns beach breaks também são famosos por serem reservados para surfistas avançados, pois a força do swell que atinge essas praias é enorme e cria tubos poderosos e ocos. Por exemplo, Hossegor (França), Puerto Escondido (México), La Gravière (França), Supertubos (Portugal), Playa Colorado (Nicarágua).

Correntes de retorno

As correntes de retorno são geralmente formadas pelos bancos de areia no fundo da água, portanto, certifique-se de saber como sair de uma corrente de retorno se for pego por uma.

Certifique-se de ter um amigo ou alguém na praia para ficar de olho no senhor.

Abordaremos como escapar de correntes de retorno em outro artigo em breve, mas, basicamente, quando as ondas chegam à costa, a água precisa voltar para o mar. Ela escolherá o caminho mais fácil (o canal mais profundo formado pelos bancos de areia sob o mar), o que criará uma forte corrente que pode puxar o senhor para o mar com ela. Remando calmamente em paralelo à praia, o senhor acabará saindo da correnteza e poderá remar de volta para a praia.

Tente sempre estar consciente de onde o senhor está quando sai da praia para surfar.

Encontre sua posição em relação ao local de onde o senhor saiu da praia para remar e entenda a que distância da areia precisa estar para pegar a onda.

Se perceber que está sendo puxado para longe, não entre em pânico e nade paralelamente à costa. Se tiver alguém na praia cuidando de você, faça com que essa pessoa entenda que você está preso na correnteza e procure ajuda para você.

Os point breaks são um tipo de onda geralmente mais procurado pelos surfistas, pois as ondas quebram mais do que em um beach break.

Produzidas por um ponto rochoso ou molhe, a vantagem é que muitas vezes não precisamos passar pelo break (a zona de impacto onde a energia da onda é liberada), pois podemos contornar essa zona de impacto para chegar ao “pico”(o local onde a onda começa a quebrar).

Portanto, é muito mais fácil para um iniciante sair e pegar ondas verdes, não apenas espumas brancas das ondas quebradas de um beach break.

Pode ser um pouco mais trabalhoso remar para chegar ao pico, mas pelo menos o senhor não estará lutando contra as ondas e a areia branca que o empurra de volta para a praia.

Também há menos riscos de ser pego por uma correnteza que o levaria para o oceano.

Quando estávamos em nossos primeiros anos de viagem e procurávamos ondas entre o México e o Peru, descobrimos que o melhor point break estava no sul da Costa Rica.

Essa é a razão pela qual escolhemos essa área para começar nossa acampamento de surfe na Costa Rica.

É está localizado a poucos minutos do mais longo point break de águas quentes do mundo.

As “Reef Breaks” são produzidas por rochas, corais ou barreiras de recifes sob a água.

Esse tipo de onda geralmente pode criar uma onda em forma de barril, pois a massa de água atinge uma barreira de recife rasa, que também pode ser afiada.

Existem alguns pontos de recife para iniciantes, mas pesquise com cuidado, pois nem sempre é a melhor opção se o senhor estiver apenas começando a aprender a surfar.

É aconselhável que o senhor tenha alguma experiência de surfe antes de se aventurar em um reef break.

Pesquise as ondas para as quais o senhor planeja ir e descubra se é necessário usar botas de surfe para evitar cortes nos pés (se a onda quebrar em águas rasas).

Lembre-se de não mergulhar na água ao terminar de surfar a onda. Em vez disso, caia de costas como uma estrela.

O senhor pode assistir ao nosso episódio no Panamá para ver como funciona uma quebra de recife.

# 7 The Crowd Factor (O fator multidão): Como encontrar o melhor ponto de surfe para surfistas iniciantes se houver muitas pessoas na água?

Não há lugar para colocar sua toalha na praia?

Imagine a mesma coisa acontecendo na água. Esse é frequentemente o problema dos pontos de surfe populares (por exemplo: Waikiki, Havaí, Playa Maderas, Nicarágua, Playa Tamarindo, Costa Rica, The pass, Byron Bay, Austrália).

Podemos pensar que surfar em uma praia popular seria mais seguro, mas é exatamente o contrário.

Quanto mais turistas e surfistas iniciantes estiverem na água, mais perigosa ela se torna por causa das pranchas indo em todas as direções, portanto, leve isso em consideração ao escolher onde surfar.

Encontrar ondas sem crowd…

Encontrar ondas não lotadas não é uma tarefa fácil hoje em dia, pois a popularidade do surfe cresceu exponencialmente.

Mas, pergunte a qualquer pessoa que já tenha surfado, é muito mais agradável surfar em ondas desertas.

Menos pessoas, mais chance de pegar mais ondas, surfar mais e melhorar mais rápido.

Essa é a razão pela qual sempre concentramos nossas viagens de surfe em lugares exclusivos, fora do caminho comum, em nossa acampamento de surfe na Costa Rica e nosso viagem de surfe à Nicarágua.

Levaremos os senhores a pontos de surfe que não são tão conhecidos para que possamos surfar sozinhos…

(Essa é a razão pela qual não exibimos os nomes dos pontos de surfe em nosso site e pedimos que o senhor os mantenha em segredo se vier em uma de nossas viagens de surfe). ?

Dê uma olhada nas ondas ao redor do nosso acampamento de surfe na Costa Rica. Achamos que elas são simplesmente as melhores ondas para aprender a surfar…

O objetivo deste artigo foi explicar aos senhores alguns conhecimentos básicos sobre o que levar em consideração ao procurar sua próxima aventura de surfe.

Não queríamos apenas listar um “top 10” dos melhores locais de surfe para iniciantes, mas ensiná-lo a julgar e fazer sua própria pesquisa.

Estamos preparando outro artigo sobre os 10 melhores melhores pontos de surfe para iniciantes.!

Então, por favor, conte-nos a história do sua primeira vez surfando nos comentários abaixo! Talvez o senhor seja destaque em nosso próximo artigo. ?

– > O senhor é um surfista iniciante?

You may also like...