Vamos ser honestos por um segundo: os surfistas não são exatamente conhecidos por serem acadêmicos. Embora existam muitos membros bem lidos e bem falantes em nossa comunidade, há muito mais Jeff Spicolis entre nós do que Matt Warshaws e Cliff Kaponos.
Mas apesar da nossa reputação de sermos vagabundos de praia neandertais com vocabulário limitado (“sick, dude!”) e uma afinidade com a Mary Jane, o surfe está se tornando cada vez mais um passatempo do profissional educado. Em outras palavras, os surfistas estão realmente começando a ler! E isso é uma ótima notícia, porque, como se vê, há muitos livros de surfe excelentes por aí.
Não importa se o senhor gosta de romances, memórias, livros de fotografia de surfe ou até mesmo explicações científicas sobre a física do surfe, nós o ajudamos. Mergulhe em nossa lista dos melhores livros de surfe e livros de mesa de surfe. Se o senhor conseguir ler este artigo, temos certeza de que conseguirá ler um livro completo – desde que o swell não esteja alto!
Melhores livros de surfe
Como explorar a fonte

Um dos romancistas mais prolíficos do gênero “surf lit”, Kem Nunn cresceu surfando no norte da Califórnia e escreve profissionalmente há quatro décadas. Além de vários créditos como escritor de TV, ele escreveu seis romances, a maioria dos quais gira em torno do estilo de vida do surfe e da praia.
O mais famoso deles é Como explorar a fonteque serviu de inspiração para o filme (e o remake do filme) Point Break. Aproveitando a fonte pode ser melhor descrito como “surf noir” e acompanha o protagonista Ike Tucker, que chega a Huntington Beach em busca de sua irmã desaparecida e dos três homens que podem tê-la assassinado.
Cercado pelo brilho e glamour da cidade de surfe por excelência do sul da Califórnia, Tucker navega pelo sórdido submundo de HB, encontrando uma grande variedade de personagens desagradáveis (muitos dos quais surfam quando não estão ocupados com comportamentos sádicos e debochados).
Tocando na fonte é amplamente reconhecido como um dos grandes romances de surfe e foi finalista do National Book Award.
Barbarian Days: Uma Vida de Surfe


Escritor da equipe da The New Yorker, William Finnegan é um escritor amplamente reconhecido que cobriu uma variedade de tópicos, incluindo o Apartheid na África do Sul, a pobreza nos EUA e a política nas Américas Central e do Sul. Ele também é um surfista de longa data que viajou pelo mundo em busca de ondas durante as décadas de 1970 e 1980, que é o foco de seu livro de memórias, Dias Bárbaros: A Surfing Life.
Acompanhando Finnegan desde sua infância em Oahu para locais distantes no Pacífico Sul, na África e na Ásia, e depois voltam para ondas que quebram mais perto de casa em Califórnia e da Costa Leste, o livro de memórias narra a agitação social dos anos 1960, explica a história e as hierarquias de algumas das melhores ondas do mundo e retrata o surfe pelas lentes de um dos melhores escritores da nossa geração.
O vencedor do Prêmio Pulitzer de Autobiografia, Dias Bárbaros é considerado um dos melhores livros de surfe já escritos.
Swell: A Sailing Surfer’s Voyage of Awakening (Viagem de Despertar de um Surfista à Vela)


Liz Clark fez seu nome como surfista, ambientalista, embaixadora da Patagônia e aventureira de vela, explorando os oceanos do mundo sozinha em seu veleiro de 40 pés “Swell”. Após 10 anos de exploração, ela escreveu o livro de memórias Swell: A Sailing Surfer’s Voyage of Awakening[Onda:AViagemdeDespertardeumSurfistaàVela para compartilhar suas aventuras, descobertas e percepções com o mundo.
Por meio de uma série de histórias reais de seus anos em mar aberto, Clark mergulha profundamente em desafios, triunfos, relacionamentos, sua conexão com a natureza e a unidade de toda a vida. Metade é história de aventura, metade é lição de vida e 100% é inspiração, Swell: A Sailing Surfer’s Voyage of Awakening (Viagem de Despertar de um Surfista à Vela) fala a todos que já sonharam em fazer algo grande.
Respiração


Autor australiano prolífico que foi nomeado Tesouro Vivo pelo National Trust of Australia, Tim Winton explora o surfe de ondas grandes, a apneia e as ramificações psicológicas e fisiológicas de levar seu corpo ao limite no livro amplamente aclamado Respiração.
Ambientada na Austrália Ocidental, a história acompanha dois adolescentes que são orientados por um enigmático surfista de ondas grandes chamado Sando. O trio se aventura em ondas enormes, águas infestadas de tubarões e uma obsessão sem fim com o poder da respiração, explorando seus limites por meio de proezas físicas, relacionamentos e até mesmo sexualidade.
Ao mesmo tempo, eles se aprofundam cada vez mais nas ramificações do passado sombrio e misterioso de Sando. Uma história clássica de amadurecimento para os entusiastas do surfe, Respiração força o leitor a enfrentar suas próprias obsessões e limitações percebidas, e explora as consequências de ir além do que se acredita ser possível.
The Encyclopedia of Surfing (Enciclopédia do Surfe)


Um projeto de décadas de um dos maiores escritores de surfe, A Enciclopédia do Surfe apresenta a história do surfe em pedaços pequenos e de fácil digestão, com a curadoria do lendário escriba do surfe Matt Warshaw. Com o passar dos anos, o projeto ganhou vida própria e rapidamente cresceu para incluir milhares de entradas e centenas de fotos.
Considerado “a análise mais abrangente de pessoas, lugares, eventos, equipamentos, vernáculo e história animada desse esporte fascinante”. The Encyclopedia of Surfing (Enciclopédia do Surfe) é apoiada por um site suplementare é, sem dúvida, o trabalho escrito mais importante na (e sobre a) história do surfe.
A história do surfe


Outro livro de surfe épico de Matt Warshaw, A história do surfe cobre a evolução do surfe ao longo das décadas, com mais de 250 fotografias raras e muita emoção. Desde as raízes havaianas do surfe até o surgimento do surfe competitivo e muito mais, esse livro é leitura obrigatória para qualquer pessoa que queira conhecer a cativante história do surfe e todos os seus personagens coloridos.
A Hora dos Senhores


O romance surf noir de Don Winslow The Gentlemen’s Hour (A Hora dos Senhores) aborda praticamente todos os clichês que o senhor possa imaginar, e é por isso que é tão divertido. A história acompanha o investigador particular Boone Daniels, um ex-policial que ganha a vida perseguindo pistas, mas que, no final das contas, vive apenas para surfar.
Ele começa todas as manhãs com seu grupo de surfe, o Dawn Patrol (veja, nós dissemos que era clichê!), um grupo de amigos muito unidos que sempre protegem uns aos outros. Quando um membro do grupo (e um lendário surfista local) é assassinado, Boone concorda em defender o jovem acusado do crime, escandalizando a pequena comunidade de Pacific Beach, em San Diego.
Ao investigar, ele logo percebe que há muito mais na história do que um simples assassinato. Pária em sua própria vizinhança, ele tem que enfrentar a tempestade sozinho, descobrindo a verdade e conseguindo se manter vivo.
In Search of Captain Zero


Já estabelecido como um autor de sucesso após o lançamento de sua obra sobre tráfico de drogas Bandidos cósmicos, Allen Weisbecker mergulhou em seu passado (e na cultura do surfe em geral) com seu livro de memórias In Search of Captain Zero: A Surfer’s Road Trip Beyond the End of the Road (Em Busca do Capitão Zero: Uma Viagem de Surfista Além do Fim da Estrada).
Depois que seu amigo de longa data desaparece na América Central no final da década de 1990, Allen vende seus pertences, coloca suas pranchas e seu cachorro em sua caminhonete e começa uma viagem solo da costa leste dos EUA até o sul do país. México para a América Central, eventualmente chegando à costa caribenha do Costa Rica.
Ao longo do caminho, o senhor tem várias desventuras, surfa em uma variedade de ondas e explora conceitos como escapismo, amizade, lealdade e paraíso perdido. In Search of Captain Zero foi amplamente aclamado, e sua “prequela” fictícia, In Search of Captain Zero, foi a primeira vez que o senhor se interessou em ler o livro. Cosmic Banditos, estava anteriormente sob contrato para ser transformado em um filme.
Guia Mundial de Surfe Stormrider


O Guia do Stormrider A série de livros se autodenomina “o maior e mais abrangente guia de referência sobre as ondas do ‘Planeta Surfe'” e inclui vários volumes que abrangem áreas como Europa, Ásia, América do Norte e Américas Central e do Sul.
Guia Mundial de Surfe Stormrider é, sem surpresa, o maior e mais abrangente de todos eles, fornecendo informações detalhadas sobre centenas de regiões e ondas ao redor do planeta, incluindo temporada de swell, clima, perigos, multidões, pontos de referência e descrições culturais.
O livro, com qualidade de mesa de centro, também inclui belas imagens de muitos dos mais respeitados fotógrafos de surfe do mundo (e algumas de Lush Palm 🙂 ), o que o torna indispensável para qualquer surfista viajante sério.
As tribos de Palos Verdes


Uma história de amadurecimento ambientada em (o senhor adivinhou!) Palos Verdes, As tribos de Palos Verdes conta a história dos irmãos Medina e Jim, que encontram maneiras diferentes de lidar com a desintegração do casamento de seus pais.
Enquanto Jim é sugado pelas drogas e pelo álcool, Medina descobre o oceano e desenvolve um amor pelo surfe, encontrando conforto na água enquanto lida com o esgotamento mental da mãe, a infidelidade do pai e o comportamento autodestrutivo do irmão. O romance de Joy Nicholson foi recentemente adaptado em um filme de 2017 com Jennifer Garner e Alicia Silverstone.
Igreja do Céu Aberto


Poucos personagens na história do surfe foram tão polarizadores e influentes quanto Nat Young. Campeão mundial em 1966 e 1970, Nat também venceu o Australian três vezes e o concurso de Bells Beach quatro vezes. Três décadas depois, Nat voltou às manchetes quando foi vítima da fúria do surfe e espancado severamente por um rival/inimigo de longa data após uma discussão em Angourie.
Lançado em 2019, Igreja do Céu Aberto é o livro de memórias/autobiografia de Nat, uma coleção de histórias coloridas sobre as ondas e as pessoas que o moldaram ao longo dos anos, incluindo Midget Farrelly e Miki Dora. O livro também se aprofunda em seus outros interesses variados, incluindo modelagem, escrita, produção de filmes, voo, conservação, ativismo e vida familiar. Igreja do Céu Aberto é leitura essencial para qualquer estudante da história do surfe australiano.
Ciência do surfe


Escrito por Tony Butt, o especialista em previsão e surfologia residente no Magicseaweed.com, Ciência do surfe: Uma introdução às ondas para o surfe apresenta a ciência do surfe em termos leigos, tornando o que muitas vezes é um tópico denso e esotérico acessível a qualquer pessoa, independentemente de seu conhecimento ou experiência.
O livro “preenche a lacuna entre os livros de surfe e os livros didáticos” e pode ajudar os leitores a aprender como prever as ondulações e as condições em pontos do mundo inteiro.
Os cães do inverno


Outro clássico do romancista de surf noir Kem Nunn, The Dogs of Winter (Os cães do inverno) gira em torno de um ponto de surfe secreto fictício na Califórnia chamado “Heart Attacks” – uma onda envolta em mitos e lendas que quebra a uma milha da costa e suporta ondas de 30 pés.
Jack Fletcher, um fotógrafo em dificuldades, acredita que fotografar Heart Attacks é sua chance de recomeçar e se une à lenda do surfe Drew Harmon. Mas as coisas se complicam com a esposa de Drew, Kendra, uma jovem obcecada pelo assassinato de uma garota da região. Kendra está buscando a verdade por trás do assassinato e segue o fio de sua investigação até uma escuridão arrepiante.
Let My People Go Surfing


Yvon Chouinard é uma lenda viva e um dos empresários/ambientalistas mais respeitados dos Estados Unidos. Ele ajudou a criar o esporte de escalada em rocha e a indústria de equipamentos de escalada, criou a marca de roupas/equipamentos de enorme sucesso Patagôniae foi um importante filantropo/ambientalista durante toda a sua carreira. E durante todo esse tempo, Chouinard nunca se esqueceu de seu amor pelo surfe.
Seu livro de memórias, Let My People Go Surfingcompartilha a jornada de Chouinard e explica como suas aventuras selvagens e seu compromisso de fazer o bem moldaram o ethos de uma das marcas de roupas para atividades ao ar livre mais amadas do mundo.
Momentos Nativos


Um romance de aventura de amadurecimento ambientado na Costa Rica, Momentos Nativos por Nic Schuck acompanha Sanch Murray em suas andanças pela Costa Rica após a morte de seu irmão. Surfe ao redor da Tamarindo em 1999, com seu mentor e amigo Jake Higdon, Sanch tem sua visão de mundo ampliada ao conhecer uma série de personagens diferentes que fizeram da Costa Rica seu lar.
Entre lutas contra a disenteria e tentativas equivocadas de ser um matador, Sanch persegue ondas, aprende com um xamã e se apaixona por uma bela garota local que ele suspeita estar trabalhando como prostituta. As lições que ele aprende e as perspectivas que adquire ao longo do caminho moldam a personalidade e o futuro de Sanch e, ao mesmo tempo, ajudam o leitor a desenvolver sua própria compreensão do mundo.
Estreito de Tijuana


Kem Nunn tem muitos livros nesta lista, e isso é porque ele escreveu muitos livros sobre surfe! Estreito de Tijuana é seu livro mais recente, um romance de 2014 sobre perda e redenção, ambientado na fronteira entre San Diego e Tijuana.
A história acompanha Fahey, um ex-presidiário e recluso que já foi um surfista de primeira linha. Ele encontra Magdalena sendo perseguida por cães perto de um ponto de surfe chamado Tijuana Straits, localizado ao longo da fronteira entre a Califórnia e Baja. Magdalena fugiu de Tijuana depois de sobreviver a um ataque e é acolhida por Fahey, apesar de o ato ser contrário à sua natureza e logo trazer problemas para sua vida.
Magdalena é uma ativista ambiental que trabalha para apoiar os milhares de trabalhadores que estão sendo explorados em fábricas de propriedade estrangeira na fronteira mexicana. Ao fazer isso, ela se envolve não apenas com o governo, mas também com bandidos de aluguel que querem deter ativistas como ela. À medida que Magdalena e Fahey se aproximam, eles são atacados por três assassinos liderados por Armando Santoya, que, de dentro de uma névoa de drogas, decidiu que precisa matar Magdalena.
Livros de mesa de café sobre surfe
SURF de John Severson


Surfe como uma garota
por Carolina Amell


Surf Craft: Design and the Culture of Board Riding
por Richard Kenvin


Fotografias de surfe dos anos 70
por Jeff Divine


Surfe
por Jim Heimann


Barracas de surfe
por Indoek


Surf Shacks Vol. 2
por Matt Titone


Fotografia de surfe das décadas de 1960 e 1970
por LeRoy Grannis


AFROSURF
por Mami Wata


O Projeto de Surfe da Califórnia
por Eric Soderquist & Chris Burkard


Surf Shack: Laid-Back Living by the Water
por Nina Freudenberger, Heather Summerville, & Brittany Ambridge


Maré Alta: Uma Odisseia do Surfe
por Chris Burkard

